Principal articulador de Tarcísio, Kassab confirma que vai deixar o governo de São Paulo

 

Fonte:


O secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo, Gilberto Kassab, confirmou que vai deixar a gestão Tarcísio de Freitas nas próximas semanas. Presidente nacional do PSD e principal articulador político do governador, Kassab afirmou que a saída já estava combinada desde o início da gestão e que ainda definirá com Tarcísio o momento exato da transição.

— Pode ser hoje, pode ser amanhã, ainda não tem nada. Isso pode ser até março. Já estou delegando funções. Eu estou cada vez mais me envolvendo com o processo eleitoral e quero estar à frente do partido para comandar as eleições. Só isso. Não tem nada de candidatura minha — disse Kassab.

A reportagem do GLOBO e da CBN apurou, porém, que interlocutores do governador e do próprio Kassab avaliam que a saída deve ocorrer já nos próximos dias. Segundo aliados, embora publicamente negue, Kassab gostaria de estar posicionado para disputar a vaga de vice na chapa de reeleição de Tarcísio, ou até mesmo a cabeça de chapa caso o governador venha a concorrer à Presidência — cenário hoje considerado menos provável.

Além disso, é esperada uma conversa entre Tarcísio e Kassab para que a definição seja firmada ainda neste ano, já que a intenção do governador é iniciar 2026 com o novo secretariado completamente montado.

A saída ocorre em meio às mudanças previstas na administração estadual. O primeiro a deixar o cargo foi Guilherme Derrite, ex-secretário da Segurança Pública, que deve disputar o Senado. Outros quatro secretários também devem sair por razões eleitorais. Os anúncios serão feitos de forma escalonada pela gestão estadual.