Primeiro lançamento de foguete comercial na Base de Alcântara deve acontecer entre outubro e novembro

 

Fonte:


O primeiro lançamento de um foguete comercial no Brasil deve acontecer entre outubro e novembro deste ano, segundo o divulgado pela Força Aérea Brasileira (FAB). Fabricado por uma empresa sul-coreana, HANBIT-Nano será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

Leia mais: Empresa sul-coreana ganha autorização para o primeiro lançamento comercial de novo foguete na Base de Alcântara

CNH: minuta prevê que candidato poderá fornecer carro para aulas práticas e combiná-las livremente com instrutor

Em maio, a Agência Espacial Brasileira (AEB) autorizou o lançamento do foguete, que está programado para ocorrer entre os dias 13 de outubro e 7 de novembro. Será a primeira vez em que um veículo espacial comercial é lançado de solo brasileiro.

“O lançamento no CEA marca um momento importante em nossas campanhas espaciais. Esta aprovação reflete a forte colaboração com o Brasil e o progresso rumo a um transporte espacial acessível”, afirmou a empresa Innospace em comunicado divulgado em maio.

Em março de 2023, a mesma empresa lançou o foguete sul-coreano HANBIT-TLV no CLA como um teste para as operações comerciais regulares que se iniciam em 2025. O lançamento foi possível graças a um Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) feito pelo Governo Federal, em 2019.

Após a assinatura do documento, a Agência Espacial Brasileira (AEB) lançou um edital para atrair o interesse de empresas privadas na utilização do Centro de Lançamento de Alcântara. Quatro empresas foram habilitadas, dentre elas, a sul-coreana Innospace.

O acordo contém cláusulas que protegem tanto a tecnologia usada pelos estrangeiros quanto pelos brasileiros. No caso de um acordo feito com os Estados Unidos, eles poderão lançar satélites e foguetes do local, mas o território de Alcântara continuará sendo espaço de jurisdição brasileira.

Como é o foguete

O HANBIT-Nano é um foguete orbital de dois estágios desenvolvido pela startup sul-coreana Innospace, projetado para o lançamento de pequenos satélites. Com 21,8 metros de comprimento e 1,4 metro de diâmetro, o veículo é capaz de transportar cargas úteis de até 90 kg para órbitas síncronas ao Sol (SSO) a uma altitude de 500 km.

O primeiro estágio do HANBIT-Nano é equipado com um motor híbrido de 25 toneladas de empuxo, que utiliza uma combinação de parafina sólida e oxigênio líquido como propelentes. O segundo estágio pode ser configurado conforme a missão: com o motor híbrido HyPER ou com o motor líquido LiMER, ambos com empuxo de aproximadamente 3 toneladas. Essa flexibilidade permite adaptar o foguete a diferentes requisitos de carga e perfil de voo.