Presidente da Conmebol declara torcida pelo Flamengo e critica formato da Copa Intercontinental: 'Injusto'
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, criticou o atual formato da Copa Intercontinental. No tapete de honra do Fifa The Best 2025, em Doha, no Catar, o dirigente afirmou que não concorda com o caminho mais longo para os times sul-americanos na competição e classificou como "injusto" o percuso do campeão da Libertadores.
— Eu considero, por um lado, que o caminho do Flamengo, o caminho do campeão da Libertadores para chegar à final (da Copa Intercontinental) é muito mais longe, até diria injusto. Mas, dito isso, eu acho que o Flamengo fez uma grande campanha, em muito curto prazo e tem tudo para acreditar que amanhã pode passar mais uma taça — declarou Alejandro Domínguez.
A insatisfação é tanta que o presidente, inclusive, já está se movimentando nos bastidores. Alejandro apontou que a Conmebol nunca esteve de acordo com essas mudanças impostas pela Fifa — antes os times sul-americanos entravam na semifinal e agora precisam jogar uma fase antes — e disse estar trabalhando para mudar o formato.
— A gente nunca esteve de acordo com as mudanças que tiveram no campeonato. Achamos que a história está, de alguma maneira, a favor da América do Sul. Mas são coisas que acontecem, a gente tem que arrumar dentro da Fifa e a gente está trabalhando para isso — continuou.
Apesar das críticas, Alejandro acompanhará a partida entre Flamengo e Paris Saint-Germain, nesta quarta-feira, no estádio Ahmad bin Ali, em Doha (Catar), a partir das 14h (de Brasília). O presidente da entindade fez questão de manifestar torcida aberta pelo clube carica na decisão, que, segundo ele, representa o futebol sul-americano.
— Eu vou torcer pelo Flamengo. Não só pelo Flamengo, mas pelo futebol sul-americano. Está na hora de botar essa taça para Conmebol, especialmente para o Flamengo. Hoje o Flamengo representa o futebol sul-americano e a gente vai torcer pelo Flamengo, sem dúvida — finalizou Alejandro Domínguez.
