Porsche quer criar “hack” de postura para liberar potência total dos seus carros

 

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E se tiver um jeito de garantir que só motoristas experientes tenham acesso a toda a potência dos carros de desempenho extremo? Para a Porsche, o segredo pode estar na posição das mãos no volante: uma nova patente registrada na Alemanha revela que a marca pretende liberar o modo de velocidade máxima só se o motorista estiver segurando o volante da forma ideal. 10 carros mais famosos da Porsche Porsche Cayenne Electric é monstro de mais de 1.000 cv e interior futurista Em outras palavras, a marca quer exigir que o condutor segure o volante na chamada posição 9h15, considerada a mais segura e eficaz. A ideia é usar sensores no volante para detectar a posição das mãos do motorista; se estiverem incorretas, o modo de velocidade máxima seria bloqueado, ou seja, o auge de desempenho do carro seria limitado.  Aliás, a patente sugere que o sistema pode até impor limites automáticos de velocidade em rodovias, como 130 km/h ou 80 km/h, caso detecte que o motorista não dirige de forma segura — como no caso da retirada de uma das mãos no modo de velocidade máxima, por exemplo. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Velocidade máxima de um Porsche Não pense que a patente se limita somente à posição das mãos. Na verdade, a Porsche planeja usar ainda sensores de toque ou pressão no volante, algoritmos que analisam o comportamento do motorista e até câmeras na direção dos olhos do condutor.  A patente não visa prejudicar a experiência, mas sim trazer mais segurança (Divulgação/Porsche) Vale lembrar que o sistema não vem para “acabar com a diversão” de quem dirige um 911 Turbo ou Cayenne de alto desempenho, mas sim para evitar tragédias resultantes da combinação de inexperiência e imprudência ao volante.   Leia também: Você conhece o Porsche que “não deveria” existir, mas salvou a marca? Porsche | Entenda as linhas da montadora alemã Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou?   Leia a matéria no Canaltech.