Por dentro do Free Flow: IA, câmeras e CPUs da Intel leem seu carro em movimento
A Concessionária Novo Litoral (SP) deu inÃcio no último sábado (1º) à cobrança do pedágio Free Flow nas rodovias Mogi-Dutra (SP-088), Mogi-Bertioga (SP-098) e Padre Manoel de Nóbrega (SP-055), em São Paulo, para eliminar as tradicionais praças de cobrança. A iniciativa, desenvolvida pela Fiscaltech em parceria com a JHCtech e com suporte tecnológico da Intel, utiliza câmeras de alta definição e inteligência artificial para identificar e classificar veÃculos em tempo real, permitindo que motoristas sigam viagem sem paradas e paguem uma tarifa proporcional ao trecho efetivamente percorrido. Pedágio sem cancela: como usar o Free Flow e evitar multas Como ver o valor do pedágio no Google Maps Essa implementação prática chega enquanto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ainda avança na regulamentação definitiva da tecnologia em âmbito nacional. A ANTT, que realiza testes desde 2022 (notoriamente no Sandbox da BR-101/RJ), ainda vem ajustando a minuta da resolução, buscando garantir transparência, segurança jurÃdica e um equilÃbrio justo entre os interesses de usuários e concessionárias. Para os motoristas e o setor de logÃstica, a mudança representa o fim das longas filas e do "para e anda" nos pedágios. O novo modelo não só aumenta a fluidez do tráfego e reduz o tempo de viagem, como também diminui a emissão de poluentes e o impacto ambiental. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notÃcias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incrÃveis.- Como funciona o Free Flow Diferente do modelo atual, o sistema de Free Flow substitui as cabines e cancelas por pórticos eletrônicos instalados sobre a rodovia. Esses pórticos são equipados com um arsenal tecnológico, incluindo câmeras e sensores que, aliados à inteligência artificial, executam a identificação e classificação dos veÃculos instantaneamente, mesmo em alta velocidade. Pedágio sem cancela da CNL emprega câmeras, inteligência artificial e CPUs Intel para fazer cobrança automática dos motoristas (Imagem: Divulgação/Sem Parar) O sistema é capaz de determinar o tipo de veÃculo (carro, caminhão, moto) e a contagem de eixos para aplicar a tarifa correta, sem exigir que o motorista reduza a velocidade. Segundo Diego Hoffman, Diretor de Projetos e P&D da Fiscaltech, a tecnologia vai além dos pórticos. "Com a inteligência artificial integrada não apenas nos pórticos, mas em todo o back-office, conseguimos automatizar e agilizar processos, oferecendo um sistema mais rápido, confiável e com menor dependência da intervenção humana", explica. Paralelamente ao Free Flow, a parceria avança na implementação do HS-WIM (High-Speed Weigh-in-Motion), um sistema de fiscalização de peso de veÃculos de carga em movimento. Já em uso em concessionárias no Paraná e em Minas Gerais, a tecnologia permite a pesagem de caminhões em plena rodovia, sem a necessidade de desvios para postos de pesagem tradicionais. Isso coÃbe o tráfego de veÃculos com excesso de peso — aumentando a segurança e a vida útil do pavimento — de forma contÃnua e eficiente. Apoio da Intel e a computação industrial Para que um sistema dessa magnitude funcione 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem interrupções, a infraestrutura de hardware precisa ser muito mais robusta do que a encontrada em computadores domésticos ou de escritório. É aqui que entra o suporte da Intel e a expertise da JHCtech. A operação de um pedágio em fluxo livre é crÃtica. Como destaca Cesar Valle, Business Development Manager da JHCtech, "se um equipamento falha, a concessionária deixa de arrecadar, gerando grandes prejuÃzos". Por essa razão, a solução é sustentada pelos computadores industriais PADR-S501-I980 da JHCtech. Esses equipamentos são projetados especificamente para operar em ambientes hostis, resistindo a calor extremo, chuva, poeira e vibração constante — condições que inviabilizariam o uso de um PC convencional. No coração dessas máquinas estão os processadores Intel Core de 13ª geração (Raptor Lake-S), conhecidos por sua arquitetura hÃbrida, que combina núcleos de alta performance (P-cores) com núcleos de alta eficiência (E-cores). Essa abordagem permite ao sistema do Free Flow executar múltiplas tarefas complexas simultaneamente e em tempo real: desde a captura de imagens em alta velocidade e a identificação de placas, até a classificação de veÃculos e o processamento de dados para a cobrança. Segundo a Intel, essa arquitetura garante um desempenho até 41% superior em multitarefas em comparação com gerações anteriores, fornecendo a potência necessária para as análises em tempo real que o sistema exige. Processadores Intel Core de 13ª geração são o coração do sistema Free Flow implantado pela CNL (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech) "A mobilidade inteligente é um dos pilares da transformação digital que a Intel apoia em toda a América Latina", afirma Fabiano Sabatini, Diretor de Alianças e Especialista de IoT da Intel na América Latina. "Projetos como o da Fiscaltech, com o suporte tecnológico da JHCtech, mostram como a inovação pode gerar benefÃcios concretos para a sociedade — com estradas mais seguras, tráfego mais fluido e operações mais sustentáveis". A visão da ANTT para a modernização Apesar de a Concessionária Novo Litoral já ter dado inÃcio à operação do pedágio sem cancela, a ANTT ainda trabalha para solidificar o arcabouço regulatório que permitirá sua expansão segura pelo paÃs. A agência busca um modelo que modernize o serviço sem deixar de lado o interesse público. Fernando Bezerra, superintendente da Infraestrutura Rodoviária da ANTT, destacou a importância do diálogo contÃnuo. "A ANTT tem trabalhado fortemente na revolução regulatória [...]. Nosso objetivo é oferecer um modelo que proporcione tarifas mais justas, maior segurança viária, redução de emissões de CO2 e fluidez no trânsito", afirmou Bezerra durante audiência pública. A regulamentação em debate define pontos cruciais, como as múltiplas formas de pagamento (de PIX e cartões a tags eletrônicas), a possibilidade de tarifas dinâmicas ou sazonais e as rigorosas regras de proteção de dados. "Nosso objetivo é garantir segurança jurÃdica, previsibilidade e eficiência", reforçou Felipe Queiroz, diretor da ANTT e relator do processo. Leia mais no Canaltech: Novo sistema de pedágio começa a valer em três rodovias de SP no sábado (1º) Projeto de lei pretende suspender as multas do pedágio sem cancela Golpe do free flow: bandidos roubam motoristas com novo pedágio Leia a matéria no Canaltech.
