Polícia recupera joia em formato de ovo avaliada em mais de R$ 100 mil e engolida por ladrão na Nova Zelândia
A polícia da Nova Zelândia recuperou nesta sexta-feira um ovo de Fabergé verde com incrustações de diamantes, avaliado em cerca de 20 mil dólares (cerca de R$ 106 mil, na cotação atual), após vigiar por seis dias o ladrão acusado de tê-lo engolido.
Maior círculo neolítico do Reino Unido é confirmado perto de Stonehenge; entenda
O homem, de 32 anos, teria engolido o pingente — que faz conjunto com uma corrente de ouro — no fim da semana passada, dentro de uma loja em Auckland. Ele foi detido antes de conseguir fugir.
“A polícia pode confirmar que o pingente foi recuperado”, disseram as autoridades em comunicado divulgado na sexta-feira. “Ele agora está sob custódia policial.”
Um agente foi destacado para acompanhar o suspeito até que ele expelisse naturalmente a peça de joalheria.
O medalhão, de edição especial, foi inspirado no filme de James Bond Octopussy, que narra uma trama envolvendo o roubo de um raro ovo de Fabergé.
“O exterior do ovo segue fielmente o design (...) que aparece no filme ‘Octopussy’, com uma bela estrutura vazada de ouro 18 quilates delicadamente cravejada com safiras azuis e diamantes brancos em um desenho floral”, diz a descrição da peça na internet. Em seu interior, há um pequeno polvo dourado.
A Casa Fabergé, fundada na Rússia, tornou-se célebre no final do século XIX pela criação de luxuosos ovos de Páscoa decorados com ouro e pedras preciosas.
