Pai de santo é preso em Fortaleza suspeito de abusos sexuais contra fiéis

 

Fonte:


Ao menos sete mulheres denunciam ter sido vítimas do líder religioso Francisco Rinivaldo Barbosa Gomes, conhecido como Pai Nivaldo de Oxóssi, de 49 anos. Ele foi preso na última quinta-feira (15), em Fortaleza, por suspeitas de violação sexual mediante fraude, estupro e violência psicológica contra a mulher.

Segundo uma das vítimas, Nivaldo se aproveitava da posição de liderança dentro da Umbanda, ganhava a confiança das mulheres e criava situações com justificativas religiosas para cometer os crimes.

Os abusos teriam ocorrido tanto dentro do terreiro quanto em outros locais para onde ele convencia as vítimas a irem, alegando que os atos faziam parte de rituais da religião. Ainda de acordo com o relato, o pai de santo costumava intimidar as mulheres durante as reuniões.

Outra denunciante afirmou que o líder religioso dificultava a presença de homens no terreiro, preferindo manter apenas mulheres no local.

Além dos abusos, as vítimas relatam que eram obrigadas a fazer pagamentos ao pai de santo. Após se incomodarem com as investidas, elas deixaram de frequentar o terreiro e, em conversas com outros membros, descobriram que não eram as únicas a relatar situações semelhantes.

As mulheres procuraram a polícia e buscaram apoio jurídico. A prisão de Nivaldo ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, expedido em dezembro do ano passado pela 10ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza.

O líder religioso atua na diretoria da União Espírita Cearense de Umbanda, que informou ter recebido com surpresa a notícia da prisão. A defesa de Francisco Rinivaldo Barbosa Gomes afirmou que o processo tramita em segredo de Justiça e que aguarda acesso aos autos para conhecer o teor das acusações.