Pai de adolescente autor de ataque a tiros a escola nos EUA em 2024 enfrenta julgamento por homicídio

 

Fonte:


O pai de um adolescente que matou quatro pessoas em uma escola de ensino médio nos EUA foi a julgamento no estado da Geórgia, no sul do país. Trata-se de um caso raro em que um pai enfrenta acusações por um ataque a tiros cometido por seu filho. Colin Gray, de 55 anos, comparecerá ao tribunal a partir de segunda-feira, acusado de homicídio doloso e culposo pelo ataque ocorrido em 4 de setembro de 2024 na Apalachee High School, cometido por seu filho Colt.

Relembre: Ataque a tiros em escola dos EUA deixa quatro mortos e nove feridos; atirador é preso

Sandy Hook, Columbine e Santa Fé: Relembre ataques a tiros em escolas dos EUA

Dois estudantes de 14 anos e dois professores foram mortos, e outras nove pessoas ficaram feridas em um ataque a tiros em Winder, Geórgia. Colt Gray, que tinha 14 anos na época e agora tem 16, foi acusado como adulto e aguarda julgamento.

Durante as alegações iniciais, os promotores afirmaram que o pai deu ao filho o fuzil AR-15 utilizado na ocasião como presente de Natal de 2023, apesar dos avisos de que ele havia ameaçado realizar um ataque a tiros em uma escola.

Segundo o FBI, as autoridades locais entrevistaram Colt e seu pai em maio de 2023, após receberem denúncias anônimas sobre ameaças feitas pelo jovem na internet.

No Canadá: Polícia do Canadá identifica pessoa responsável por ataque a tiros em escola

— Este caso diz respeito a este réu e às suas ações, ao permitir que um menor sob sua custódia tivesse acesso a uma arma de fogo e munição após ter sido avisado de que o menor poderia ferir outras pessoas — disse Brad Smith, promotor do condado de Barrow.

O advogado de defesa Brian Hobbs disse ao júri que Colin Gray desconhecia as intenções do filho e havia procurado ajuda para seu estado de saúde mental debilitado.

Os ataque a tiros em escolas são um fenômeno comum nos Estados Unidos, onde o número de armas supera o de habitantes e as regulamentações para a aquisição até mesmo de rifles potentes de estilo militar são frouxas.

Pawtucket: Partida escolar de hóquei nos Estados Unidos é interrompida por disparos; polícia confirma duas mortes

A responsabilidade dos pais em ataque a tiros tem sido alvo de crescente escrutínio nos últimos anos.

Em abril de 2024, os pais de um adolescente condenado à prisão perpétua por matar quatro estudantes em sua escola de ensino médio em Michigan, em 2021, com uma arma que lhe haviam dado, foram condenados a penas de 10 a 15 anos por homicídio culposo, a primeira sentença desse tipo nos Estados Unidos.