Novo estudo revela que Grande Muralha da China tinha função além da defesa militar; entenda
Durante muitos séculos, os pesquisadores tentaram interpretar os verdadeiros motivos por trás da construção da Grande Muralha da China e, até agora, sua função militar tem sido considerada primordialmente. Segundo essa lógica, trata-se simplesmente de uma barreira gigantesca para impedir invasões. No entanto, um estudo recente da Universidade de Cambridge indicou que sua estrutura também era utilizada para salvaguardar territórios, com o objetivo de proteger atividades essenciais a essas sociedades.
Com Jesus algemado e Maria de máscara, igreja de Chicago monta presépio em protesto contra ações do ICE; imagens
Com a chegada de novas tecnologias arqueológicas, os pesquisadores revelaram aspectos desconhecidos de uma das sete maravilhas do mundo, que até mesmo os surpreenderam. Esta pesquisa concentra-se na muralha medieval de 737 quilômetros, localizada no norte da China e nordeste da Mongólia, e revelou a existência de estruturas auxiliares que podem estar associadas à criação de gado.
“Acredita-se que as longas muralhas da China e da estepe eurasiática tenham funcionado como estruturas defensivas contra tribos nômades agressivas, ou como elementos para controlar o movimento de grupos nômades locais após a expansão imperialista”, afirmaram os cientistas.
Apesar de que sempre se tenha pensado que o principal objetivo da Grande Muralha da China era proteger o império, este novo estudo indica que ela também pode ter sido usada para outras atividades.
Embora seja verdade que sua imagem sempre tenha sido associada a uma fortaleza militar, esses novos dados revelam que ela também teria servido para regular o pastoreio e a pecuária, funções essenciais na região.
Os cientistas ficaram surpresos com os resultados da pesquisa e não têm dúvidas de que serão capazes de fazer novas descobertas.
Vale ressaltar que a Grande Muralha da China é um dos lugares mais visitados do mundo devido à sua estrutura imponente, sendo escolhida por muitos turistas durante suas férias, especialmente na primavera ou no outono no país asiático.
