
Índia experimenta um novo tipo de comércio eletrônico por meio de chatbots de IA

A Índia está testando uma forma inovadora de comércio eletrônico: compras e pagamentos diretamente por meio de chatbots de IA. O projeto piloto foi anunciado na última quinta-feira (9) pelo National Payments Corporation of India (NPCI), responsável pelo popular sistema de pagamentos UPI (Unified Payments Interface). A proposta permite que os usuários façam compras e pagamentos sem precisar sair do chatbot. Por que algumas habilidades de chatbots de IA melhoram mais rápido do que outras Estudo com IA faz primeiro mapa de um cérebro sem precisar de intervenção humana Na prática, isso significa que, ao conversar com o ChatGPT, o usuário poderá comprar produtos ou serviços e concluir o pagamento ali mesmo, de forma simples e segura. Para este piloto, empresas como o supermercado online BigBasket e a operadora de telecom Vi estão oferecendo produtos e recargas de celular via chatbot. Além disso, bancos como Axis Bank e Airtel Payments Bank garantem a camada financeira do sistema. The @RBI, Governor, Shri Sanjay Malhotra, today unveiled New Generation of Digital Payment Initiatives at GFF 2025:UPI HELP – AI based UPI HELP Powered by NPCI’s Small Language Model (SLM) to assist with payments, mandates and dispute resolution.IoT Payments with UPI –… pic.twitter.com/JyKouvLhsD -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- — NPCI (@NPCI_NPCI) October 9, 2025
A fintech Razorpay, parceira do projeto, desenvolveu a integração com os comerciantes, permitindo que qualquer empresa participante processe pagamentos diretamente por chatbots. O CEO da empresa, Harshil Mathur, afirma que o objetivo é criar “uma experiência de descoberta e comércio totalmente nova”, que vai além do simples pagamento, tornando o ato de comprar mais rápido e intuitivo. Outras empresas, como Google e Anthropic, também estão realizando testes com seus próprios assistentes de IA (Gemini e Claude, respectivamente) e devem disponibilizar integrações nas próximas semanas. Recepção do mercado indiano O mercado indiano tem se mostrado receptivo: o país já é um dos maiores usuários do ChatGPT e a nova experiência pode aumentar ainda mais a adoção de pagamentos digitais, com base no já consolidado sistema UPI. Para os consumidores, isso pode significar mais conveniência, já que não é necessário alternar entre aplicativos de e-commerce, bancos ou wallets digitais. As transações serão seguras, com autenticação de dois fatores, e as empresas de IA não terão acesso direto aos dados de pagamento. Embora ainda esteja em fase inicial, a tendência do comércio via IA tem grande potencial global. Para o Brasil, onde o comércio digital cresce a cada ano e o Pix já está consolidado, podemos esperar que experiências similares cheguem em breve, transformando a forma como compramos online. Leia também: Cientistas usam IA para criar vírus e abrem caminho para novas formas de vida Confiança na IA generativa aumenta, mesmo com as vulnerabilidades de segurança VÍDEO | Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita? Leia a matéria no Canaltech.