NBA vai usar IA em tempo real para medir a chance de um arremesso virar cesta

 

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Principal liga de basquete do mundo, a National Basketball Association (NBA) inicia mais uma temporada nesta terça-feira (21). O caminho atĂ© a final serĂĄ acompanhado de uma cobertura ainda mais analĂ­tica com milhĂ”es de pontos de dados em tempo real e IA, graças a uma parceria entre a liga e a Amazon Web Services (AWS). Lenda do basquete, LeBron James tem coleção absurda de carros; conheça NFL: como funciona o "VAR" do futebol americano? A novidade traz uma nova plataforma de inteligĂȘncia com estatĂ­sticas detalhadas, como a probabilidade de um arremesso virar cesta com base na posição de quadra e na mĂ©dia de todos os atletas da competição. Os dados poderĂŁo ser acessados via site e app oficiais da liga, alĂ©m de fornecer insights para transmissĂ”es ao vivo. Para entender as mudanças e o impacto da IA, o Canaltech conversou com a Chefe Global de Esportes da AWS, Julie Souza, e com o VP de Parcerias Globais de Marketing da NBA na AmĂ©rica Latina, Fabio Laudisio. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das Ășltimas notĂ­cias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incrĂ­veis.- Dados em toda parte da quadra O grande destaque da parceria Ă© a criação da plataforma "NBA Inside the Game powered by AWS", na qual torcedores, times e equipes de transmissĂŁo poderĂŁo conhecer as principais estatĂ­sticas obtidas por aprendizado de mĂĄquina e IA nos servidores da AWS. A empresa vai usar um sistema de rastreamento em tempo real de cada jogador, com anĂĄlise de movimentos em 29 pontos de dados diferentes para entender o contexto do jogo em tempo real. O impacto pode ser observado ao vivo — em alguns jogos, serĂĄ possĂ­vel “rastrear” um jogador especĂ­fico, como se estivesse dentro de um videogame.  O acesso aos dados e o processamento em tempo real permite conhecer novas mĂ©tricas, como por exemplo:

Box Score defensivo: identificar qual jogador estå defendendo o adversårio com a bola, mencionar os encaixes em tempo real e ter dados sobre marcação dupla e trocas defensivas;

Expected Field Goal % (Percentual Esperado de Acerto): a dificuldade e a probabilidade de um arremesso ser convertido com base em diferentes dados, como distĂąncia da cesta, nĂșmero de marcadores, altura e interferĂȘncia no campo de visĂŁo;

Gravidade: o impacto que um jogador especĂ­fico tem na quadra ao influenciar a marcação dos adversĂĄrios e abrir espaço para outros companheiros de time. AWS vai calcular a chance de um arremesso ser convertido (Imagem: Reprodução/Amazon Web Services) “Os dados nos ajudam a encontrar os fĂŁs onde eles estĂŁo”, explica a Chefe Global de Esportes da AWS, Julie Souza. O braço de dados da Amazon, que jĂĄ trabalha com FĂłrmula 1, NFL (futebol americano) e com o campeonato alemĂŁo de futebol masculino, agora ampliou o portfĂłlio com a liga de basquete para introduzir novas formas de cobrir o esporte. “NĂłs estamos começando com um novo conjunto de dados sobre basquete para deixar os fĂŁs mais inteligentes sobre o jogo, mas tambĂ©m para compreender termos na modalidade de formas mais concretas do que era possĂ­vel entender antes”, adiciona. Espectador conectado com o jogo Coletar e gerenciar milhĂ”es de pontos de dados Ă© apenas uma parte do desafio — alĂ©m de ter toda a informação bruta, Ă© importante pensar em formas de trazer o conteĂșdo de forma agradĂĄvel para o consumidor (no caso, o fĂŁ de basquete). Julie explica ao CT que existe uma conversa com a liga e com os torcedores para entender o que o pĂșblico quer, enquanto a prĂłpria divisĂŁo interna da AWS tambĂ©m deixou suas sugestĂ”es sobre quais caminhos poderiam ser seguidos. “NĂłs coletamos tantos dados e somos basicamente limitados pela nossa imaginação”, comenta. A diretora alerta que a verdadeira “arte” por trĂĄs das estatĂ­sticas Ă© a capacidade de contar histĂłrias e criar narrativas: “por que os dados importam?” e “por que isso vai deixar os fĂŁs curiosos?” sĂŁo algumas das perguntas que a empresa tentou responder. Plataforma de dados pode alimentar transmissĂ”es e ser acessada no app e no site da NBA (Imagem: Divulgação/NBA/AWS) As novas formas de acompanhar os lances nas transmissĂ”es, no app e na cobertura das redes sociais pode aumentar o interesse e o engajamento com os jogos. A disputa de atenção Ă© importante durante uma temporada regular com 82 partidas por time, sem contar com a “concorrĂȘncia” de redes sociais e streamings. Para Julie, as informaçÔes ajudam a educar mais sobre o jogo e, consequentemente, podem reter a atenção dos espectadores. “Se vocĂȘ se sente mais inteligente sobre o que estĂĄ assistindo, provavelmente vai assistir mais”, explica. O VP de Parcerias Globais de Marketing da NBA na AmĂ©rica Latina, Fabio Laudisio, tambĂ©m acredita que a parceria pode deixar o torcedor ainda mais conectado ao jogo e levar a experiĂȘncia para todo o ecossistema da liga. “Ele sempre tem algo novo e relevante para observar alĂ©m do placar”, destaca. ExperiĂȘncias vĂŁo ficar cada vez mais personalizadas Outro impacto Ă© o potencial para personalizar as transmissĂ”es e a cobertura dos esportes. O acesso aos movimentos em tempo real pode ser usado para transmissĂ”es personalizadas, por exemplo — no ano passado, a NBA usou tecnologia similar para colocar personagens da franquia Disney dentro de um jogo ao vivo. Julie Souza entende que cada plataforma que cobre a NBA funciona de uma maneira, desde as diferentes redes sociais atĂ© as transmissĂ”es online por streaming, na qual a experiĂȘncia nem sempre precisa ser tĂŁo linear quanto na TV.  O perfil do fĂŁ tambĂ©m muda, com aqueles que começam a acompanhar o esporte hĂĄ pouco tempo e “veteranos” que usam os dados para debater nas redes. O objetivo Ă© entender o que o usuĂĄrio quer e entregar um conteĂșdo a partir disso. “NĂłs podemos apresentar dados de uma forma que o fĂŁ novato pode entender mais sobre o jogo. Se vocĂȘ se sente mais inteligente sobre o que estĂĄ assistindo, provavelmente vai assistir mais. Existe um pĂșblico que pode ser alcançado que jĂĄ conhece mais os dados e Ă© mais analĂ­tico e essa janela intermediĂĄria na qual vocĂȘ pode usar os dados de formas mais criativas para levar o jogo aos fĂŁs”, explica Julie Souza, da AWS. Fabio Laudisio, da NBA na AmĂ©rica Latina, vĂȘ uma oportunidade de adaptar o conteĂșdo para cada perfil. “Quem gosta de tĂĄtica recebe insights estratĂ©gicos, quem prefere melhores momentos vĂȘ cortes e dados mais visuais, isso tende a manter o torcedor mais tempo engajado”. A temporada da NBA começa nesta terça-feira, 21 de outubro, com os Ășltimos jogos das finais previstos para o começo de junho de 2026. Ao todo, sĂŁo 30 equipes divididas entre duas conferĂȘncias principais. Leia tambĂ©m: NFL usa IA para prevenir lesĂ”es, mudar regras e montar calendĂĄrio de jogos IA nĂŁo Ă© ameaça ao ‘romance do futebol’, diz diretor do campeonato alemĂŁo Com mais um espetĂĄculo em SĂŁo Paulo, a NFL reforça seu compromisso com o Brasil VÍDEO: Óculos do Futuro? Unboxing Oakley + Meta!   Leia a matĂ©ria no Canaltech.