Navio com quase três mil cabeças de gado retorna ao Uruguai após Turquia impedir descarregamento

 

Fonte:


Cerca de 2.900 cabeças de gado do Uruguai, que ficaram retidas por quase um mês em um navio na costa da Turquia, iniciaram sua viagem de volta ao país, em sua maioria em boas condições de saúde, informou nesta segunda-feira uma fonte do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca. As autoridades turcas impediram o descarregamento, alegando inconsistências nos certificados sanitários, enquanto as autoridades uruguaias alegam uma disputa comercial entre o exportador e o importador e descartaram quaisquer problemas de saúde nos animais.

Forte odor e enxames de moscas: navio com quase 3 mil vacas fica à deriva por dois meses após veto na Turquia; entenda

Vídeo: vaca lambe cano para matar a sede e denuncia maus-tratos em navio com 3 mil animais presos na Turquia

O gado "está no navio retornando ao Uruguai, mas o que discutimos com os responsáveis ​​é que eles tentarão redirecionar os animais para outro mercado durante a viagem", disse à imprensa Marcelo Rodríguez, Diretor de Serviços Pecuários do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai (MGAP).

"Os relatórios vindos do navio indicam que os animais estão em boas condições", acrescentou Rodríguez, embora tenha esclarecido que não tem como verificar a informação neste momento.

Initial plugin text

O navio cargueiro que transportava os animais está ancorado no porto de Bandirma (oeste da Turquia) desde 21 de outubro, segundo o serviço de comunicação do governo turco, que informou a AFP há alguns dias.

"Um pedido de importação foi submetido em 21 de outubro ao posto de controle veterinário do porto de Bandirma para a entrada de 2.901 cabeças de gado do Uruguai, em nome de 15 empresas", explicou o governo em um comunicado. "As inspeções revelaram que alguns animais não possuíam brincos de identificação e microchips eletrônicos, e que 469 não correspondiam às listas fornecidas. Devido a essas irregularidades, a entrada da carga no país foi negada."

Initial plugin text

O governo uruguaio afirmou que os animais passaram pela quarentena obrigatória e por todos os controles sanitários antes de deixarem o Uruguai. Rodríguez afirmou que cerca de 40 animais morreram durante a viagem, "o que é bastante normal" nesse tipo de transporte, e enfatizou que o acordo sanitário e a relação comercial com a Turquia, um dos destinos do gado uruguaio, permanecem em vigor.

Nesse contexto, ele anunciou que outro carregamento com milhares de animais partirá em breve para aquele destino. O Uruguai, com 3,5 milhões de habitantes e cerca de 12 milhões de cabeças de gado, é um país exportador de produtos agrícolas. Até o momento, em 2025, o país exportou mais de 269 mil cabeças de gado para a Turquia, segundo dados oficiais.