Nasa divulgará novas imagens do cometa 3I/ATLAS obtidas por espaçonaves e telescópios
A Nasa fará na quarta-feira, às 10h (horário de Brasília), uma transmissão ao vivo para apresentar as primeiras imagens reunidas do cometa interestelar 3I/ATLAS, registradas por diferentes missões da agência. O evento será realizado no Centro de Voos Espaciais Goddard, em Greenbelt, no estado de Maryland, com exibição no NASA+, no aplicativo oficial, no site da agência, no YouTube e no Amazon Prime.
Leia mais: Nasa revela data em que o cometa 3I/ATLAS estará mais próximo da Terra
Veja: fotos mostram que cauda do cometa interestelar 3I/ATLAS cresceu três milhões de km
Em meio a conspirações: sinal captado por radiotelescópio sul-africano indica origem natural do 3I/Atlas; entenda
Descoberto em 1º de julho pelo observatório ATLAS, financiado pela própria Nasa, o 3I/ATLAS é apenas o terceiro objeto já confirmado como visitante vindo de fora do Sistema Solar. Embora não ofereça risco à Terra — não deve se aproximar mais que 270 milhões de quilômetros — o cometa passou a cerca de 30 milhões de quilômetros de Marte no início de outubro.
Vão participar da apresentação o administrador associado da Nasa, Amit Kshatriya; a administradora associada do Diretório de Missões Científicas, Nicky Fox; o diretor interino da Divisão de Astrofísica, Shawn Domagal-Goldman; e o cientista responsável por corpos pequenos do Sistema Solar, Tom Statler.
Trajetória do cometa interestelar 3I/ATLAS através do nosso sistema solar
NASA/JPL-Caltech
O público também poderá enviar perguntas, que poderão ser respondidas ao vivo, usando a hashtag #AskNASA nas redes sociais.
A Nasa afirmou que a rede de missões científicas dos Estados Unidos permite monitorar praticamente toda a passagem do 3I/ATLAS pela "vizinhança" do Sistema Solar, com observações feitas por sondas distribuídas pelo espaço e por telescópios instalados em solo.
