‘Mudança de hábito’: freiras rebeldes viralizam após escaparem de asilo e retomarem antigo convento
Numa história digna de filme, três freiras austríacas fugiram de um asilo onde foram colocadas “contra a sua vontade” em setembro deste ano. Rita, 82, Regina, de 86 e Bernadette, de 88 anos, são as três últimas irmãs do castelo de Schloss Goldstein, que virou um convento e uma escola para menina em 1877.
Dono de 16 cães, Luiz Fernando Guimarães ganha mais dois de presente de aniversário
Rio abriga espécie rara com mais de 80 anos no Parque Estadual da Serra da Concórdia
Com o tempo, o número de freiras diminuiu. E, em 2022, o edifício foi tomado pela Arquidiocese de Salzburg e a Abadia de Reicherberg, um monastério agostiniano. Foi aí que reitor Markus Grasl se tornou o superior das irmãs, e a comunidade do convento foi desfeita, oficialmente, no início de 2024
Mas foi alguns meses antes que, segundo as freirs, elas foram “tiradas a força” de sua casa, mais especificamente em dezembro de 2023. Postas em um asilo, o plano de fuga contou com a ajuda de antigas estudantes e um chaveiro: o convento tinha sido fechado por autoridades católicas.
Agora, após três meses de tratativas e diversas tentativas por Grasl para que voltassem ao asilo, a Igreja finalmente permitiu que as freiras ficassem no convento “até segunda ordem”, recebendo atendimento médico e apoio espiritual de um padre. Mas o acordo tem algumas condições: além de poderem ficar só até quando a saúde delas permitir, elas teriam que parar de usar as redes sociais.
As freiras, até o momento, não responderam.
Conhecendo as irmãs
As últimas do convento, todas as três irmãs passaram a maioria de suas vidas no castelo. Bernadette foi aluna do colégio, chegando em 1948. Irmã Regina foi dar as caras em 1958 e Rita, a mais nova, em 1962. Todas lecionaram na escola por anos, com Regina chegando ao cargo de diretora.
Após voltarem ao Convento que tanto amam, as freiras, com ajuda de apoiadores, viralizaram nas redes sociais: o perfil do instagram @nonnen_goldenstein, que documenta o dia-a-dia das freira, já possui mais de cem mil seguidores.
“As pessoas estão nos chamando de as irmãs rebeldes!”, Rita disse rindo em uma entrevista à NPR, veículo americano: “Quando a oportunidade de voltar para o nosso tão amado convento, nós três não esperamos por permissão, só não quero que ele fique bravo com a gente”.
A animação e descontração das freiras no Instagram até lembra o famoso filme “Mudança de Hábito”, estrelado pela lendária atriz Whoopi Goldberg que, transformada em freira depois de entrar num programa de proteção a testemunhas, transforma a vida das irmãs de um convento em São Francisco, nos Estados Unidos.
Em um vídeo recente, por exemplo, RIta aparece treinando boxe após receber de presente um par de luvas
Initial plugin text
Em outro vídeo, as freiras são ensinadas por uma antiga aluna do colégio no qual lecionavam
Initial plugin text
As freiras disseram à BBC que estão determinadas a ficarem onde estão: “Eu prefiro ir para um padro e entrar a eternidade lá do que morrer em um lar para velhos”, disse Irmã Bernadette.
Initial plugin text
