MP Eleitoral pede inelegibilidade de governador eleito do Pará por abuso de poder

MP Eleitoral pede inelegibilidade de governador eleito do Pará por abuso de poder - Foto
Fonte da notícia: Brasil 247 Brasil 247

247 – O governador eleito do Pará, Dr. Daniel (Podemos), é alvo de uma ação do Ministério Público Eleitoral (MPE) que pede sua inelegibilidade por oito anos, sob suspeita de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2026.

O processo também envolve sua esposa, a deputada federal reeleita Alessandra Haber (Podemos), e o deputado estadual eleito Alexandre Cesar Santos Gomes (Podemos), cujos mandatos podem ser cassados caso a Justiça Eleitoral acolha os pedidos. A ação foi protocolada na segunda-feira (26) pelo procurador regional eleitoral no Pará, Bruno Araújo Soares Valente.

O Ministério Público sustenta que os três políticos utilizaram um projeto de assistência oftalmológica para promover suas candidaturas e conquistar apoio eleitoral entre pessoas em situação de vulnerabilidade social. A investigação concentra-se no projeto denominado “Olhar Cidadão”, que oferecia gratuitamente consultas oftalmológicas, exames de vista e óculos de grau.

De acordo com o MPE, a iniciativa teria sido utilizada como instrumento de promoção política dos investigados durante o período eleitoral. Na ação, o órgão afirma que os políticos recorreram ao programa para “se promover politicamente e ganhar vantagem nas Eleições 2026”.

O Ministério Público também aponta que a estrutura de divulgação do projeto associava diretamente os serviços de saúde à identidade política dos investigados. Os atendimentos eram anunciados por meio de veículos identificados, materiais publicitários e publicações nas redes sociais.

“Os atendimentos de saúde foram ligados de forma direta e chamativa à imagem, às cores partidárias e aos nomes dos três investigados. A divulgação usava vans totalmente adesivadas, banners grandes e publicações nas redes sociais”, afirma um trecho da ação.

Ministério Público questiona origem dos recursos Um dos principais pontos da investigação é a falta de esclarecimentos sobre o financiamento do “Olhar Cidadão”.

Durante a apuração, o Ministério Público solicitou informações sobre a origem dos recursos, a fundamentação legal da iniciativa, os gastos realizados, a quantidade de municípios atendidos e o número de pessoas beneficiadas. Segundo a ação, os investigados limitaram-se a informar que o projeto era financiado por doações privadas, sem apresentar documentos que comprovassem a origem do dinheiro ou detalhassem sua movimentação financeira.

Para o órgão, a ausência de prestação de contas impede a verificação da legalidade dos recursos empregados e levanta suspeitas sobre a utilização da estrutura assistencial para fins eleitorais. “A falta de transparência não elimina a irregularidade”, argumentou o Ministério Público.

A acusação sustenta que a possível irregularidade não depende exclusivamente da identificação de recursos públicos. Na avaliação do MPE, mesmo que o financiamento tenha ocorrido por meio de doações privadas, a utilização de serviços gratuitos para conquistar apoio político pode configurar abuso de poder econômico.

“Se o dinheiro foi privado, há abuso de poder econômico, porque recursos foram usados para atrair o voto de eleitores carentes. Se o dinheiro ou a estrutura foram públicos, há também abuso de poder político e desvio de finalidade administrativa.

Se a origem continuar oculta, ficará evidente que os recursos circularam fora do controle da Justiça Eleitoral”, declarou o órgão na ação. Procuradoria pede suspensão do projeto e multa de R$ 100 mil

Além da inelegibilidade dos envolvidos, o Ministério Público solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) a suspensão de novas atividades do “Olhar Cidadão” que estejam associadas à imagem dos políticos investigados. O pedido abrange a realização de eventos, novas etapas de atendimento e a distribuição de bens ou serviços vinculados à promoção dos três candidatos.

Em caso de descumprimento, a Procuradoria requer a aplicação de multa de R$ 100 mil por evento, além da possibilidade de responsabilização por crime de desobediência. Outra medida solicitada é a apresentação, no prazo de cinco dias, de toda a documentação financeira relacionada ao projeto, incluindo extratos bancários, identificação dos doadores, registros de movimentação de recursos e demonstrativos contábeis.

Caso os investigados não forneçam as informações exigidas ou apresentem documentação incompleta, o Ministério Público pede autorização para a quebra de seus sigilos bancários. A Procuradoria também pretende incorporar ao processo provas reunidas em representações relacionadas a atividades realizadas nos municípios paraenses de Jacundá, Viseu, Tucuruí e Breu Branco.

Esses registros poderão ser utilizados para examinar a abrangência territorial do projeto e sua eventual vinculação às campanhas eleitorais. Ação pode resultar na cassação de diplomas e inelegibilidade por oito anos

No julgamento do mérito, o Ministério Público Eleitoral pede que a Justiça reconheça a prática de abuso de poder econômico e político pelos três investigados. Se a ação for julgada procedente, Dr.

Daniel, Alessandra Haber e Alexandre Cesar Santos Gomes poderão ser declarados inelegíveis por oito anos, conforme solicitado pela Procuradoria. O órgão também requer a cassação dos registros ou diplomas obtidos pelos investigados nas eleições de 2026, medida que poderá atingir os mandatos conquistados nas urnas.

Publicação Original Brasil 247 brasil247.com
Acessar no site oficial
Compartilhar: WhatsApp Facebook Telegram X
Curadoria e Apuração Editorial QTU Conteúdo jornalístico publicado em conformidade com os nossos Princípios Editoriais e política de transparência.
Conhecer a Redação →