México pede à ONU que evite derramamento de sangue após bloqueio dos EUA a petroleiros da Venezuela

 

Fonte:


O governo do México pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) que atue para evitar um derramamento de sangue na Venezuela, em meio às repercussões do anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de bloquear navios petroleiros venezuelanos.

O apelo foi feito nesta quinta-feira (18) pela presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, após a decisão de Washington de impor sanções a embarcações que entram e saem do país sul-americano. A medida elevou a tensão regional e reacendeu o temor de uma escalada do conflito.

Também nesta quinta, o chanceler da China conversou com o ministro das Relações Exteriores da Venezuela para tratar do tema. Pequim classificou a postura dos Estados Unidos como um “bullying inaceitável”, mas não detalhou quais medidas poderia adotar para evitar o agravamento da crise.

O bloqueio foi anunciado por Trump na última terça-feira (16). Em resposta, o governo de Nicolás Maduro passou a utilizar escoltas militares para proteger petroleiros que conseguem deixar o país. Segundo analistas, a iniciativa aumenta o risco de confronto direto.

A crise teve início em setembro, quando os Estados Unidos começaram a atacar navios que, segundo Washington, estariam envolvidos no tráfico de drogas com destino ao território norte-americano.