Mauro Vieira diz que resposta dos EUA sobre revogar tarifaço pode ocorrer até a próxima semana
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou, nesta quinta-feira, depois de mais uma reunião com os Estados Unidos, que uma resposta sobre a proposta brasileira para revogar o tarifaço pode ocorrer entre esta sexta-feira até a próxima semana. A declaração foi feita após o chanceler brasileiro se encontrar com o secretário de estado dos Estados Unidos. Marco Rubio, em Washington. Mauro Vieira disse que os Estados Unidos demonstraram que querem ter uma boa relação com o Brasil e demonstrou intenção de resolver o tarifaço rapidamente. Ele ainda disse que o governo norte-americano se dispôs a solucionar o impasse e que há um desejo de "virar a página" e se aproximar do governo brasileiro.
Vieira afirmou, ainda, que Rubio reforçou a boa avaliação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após se encontrar com o presidente Lula, no dia 26 de outubro. Rúbio ficou de discutir a proposta brasileira para tentar reverter o tarifaço com os técnicos do governo de Donald Trump e dar um retorno ao governo brasileiro. Os Estados Unidos indicam que devem anunciar, em breve, a redução nas tarifas de importação sobre café, frutas e outros alimentos. Mas oficialmente o governo brasileiro ainda não foi informado dessa intenção. Depois do encontro, Mauro Vieira disse que durante a reunião ele e Rúbio não "entraram em questões específicas" e que o diálogo ocorreu a nível político.
Apesar do Itamaraty ter saído "satisfeito" com as recentes conversas, o Palácio do Planalto ainda espera uma resposta mais efetiva do governo norte americano em relação ao avanço das negociações. O governo brasileiro tenta manter a porta-aberta, mas, por enquanto, pesa o fato de não ter nenhum avanço concreto.
