Macron diz não entender posição americana sobre a Groenlândia em mensagem divulgada por Trump

 

Fonte:


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou nesta terça-feira (20) capturas de tela de uma conversa privada com o presidente francês Emmanuel Macron.

Tesouro dos EUA alerta UE contra retaliação tarifária em meio à crise da Groenlândia

Segundo mandato de Trump completa um ano com tarifaço e tensões globais; relembre

A publicação foi feita nas redes sociais de Trump após os líderes europeus marcarem uma reunião de emergência na próxima quinta-feira (22), em Bruxelas, para discutir a situação da Groenlândia.

Macron se ofereceu a Trump para organizar uma reunião com os países do G7, Rússia, Dinamarca, Ucrânia em Paris, também na tarde de quinta (22).

Nas mensagens, Macron afirma que não entende as ações do presidente americano em relação à Groenlândia, que os países estão alinhados em relação à Síria e que eles podem fazer grandes coisas em relação ao Irã.

De acordo com a agência de notícias Reuters, fontes próximas ao presidente francês confirmaram a veracidade das mensagens. No entanto, Trump não informou quando essas mensagens foram enviadas.

A publicação também foi feita após ameaças de uma tarifa de 200% sobre vinhos franceses e champagne.

Na próxima quarta-feira (21), o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, fará um discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos.

Além dele, são esperados líderes europeus como o presidente da França Emmanuel Macron, o presidente da Espanha Pedro Sánchez, o chanceler da Alemanha Friedrich Merz e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, além de outras lideranças políticas. O Brasil será representado pela ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.