Lula diz que vai vetar PL da Dosimetria durante cerimônia sobre os atos de 8 de janeiro
Apesar da pressão de aliados, incluindo parlamentares, o presidente Lula disse que irá vetar o PL da Dosimetria durante a cerimônia em alusão aos atos de 8 de janeiro.
Contratos de influenciadores para defender Banco Master chegavam a R$ 2 milhões
Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional em Roraima em meio à crise na Venezuela
Alguns parlamentares sugeriram que Lula deixasse o veto para após o evento, a fim de não politizar a cerimônia, evitar um caráter eleitoral e minimizar o desgaste com o Congresso. No entanto, o presidente não atendeu ao pedido. Na quarta-feira (7), em reunião com ministros, ele reafirmou que aproveitará o ato para anunciar o veto.
Antes do Natal, durante um café com jornalistas, Lula já havia declarado que vetaria totalmente o projeto, indicando que todo o texto deve ser rejeitado. Ainda assim, a palavra final é do Congresso Nacional, e até aliados do governo admitem que o veto provavelmente será derrubado pelos parlamentares.
A cerimônia sobre os três anos dos atos golpistas do 8 de janeiro tem o objetivo de reforçar os valores democráticos após o episódio que marcou a história do Brasil e terminou com a prisão de 1400 pessoas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) também promove uma programação especial, aberta ao público, para lembrar os ataques que resultaram na destruição parcial do prédio da Corte e para celebrar o fortalecimento da democracia, simbolizado pela restauração e reabertura do edifício.
A programação do evento “Democracia Inabalada: 8 de janeiro – Um dia para não esquecer” inclui a abertura de uma exposição; a exibição de um documentário; e mesa de debate.
