Lula critica Trump e afirma que o americano quer governar o mundo pelo Twitter
O presidente Lula criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira, ao dizer que o norte-americano quer "governar o mundo pelo Twitter". A manifestação ocorreu numa cerimônia de entregas em Rio Grande (RS). É a primeira crítica de Lula a Trump desde que eles passaram a ter diálogo diplomático formal para discutir o tarifaço às exportações brasileiras. Mesmo com a invasão e captura de Nicolás Maduro, o presidente Lula ainda não tinha criticado as ações do chefe da Casa Branca.
"Vocês já perceberam uma coisa, que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou. Vocês acham que é possível? É possível tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês, se eu achar que vocês são objetos, e não um ser humano", afirmou.
A citação ao presidente norte-americano ocorre no momento em que o governo brasileiro analisa o convite para integrar o Conselho da Paz, idealizado por Trump, para coordenar os esforços de transição política na Faixa de Gaza. O convite foi encaminhado por Washington à Embaixada do Brasil nos Estados Unidos na última sexta-feira. Lula já se reuniu com o chanceler Mauro Vieira para discutir o tema.
