Lua de Sangue: Nasa divulga horários e mapas para observar eclipse lunar que ocorre no próximo dia 3
Novos mapas e gráficos de quando e onde ocorrerá o eclipse lunar total foram divulgados pela Nasa. O fenômeno da "Lua de Sangue" ocorrerá no dia 3 de março. O fenômeno foi batizado dessa forma porque ocorrerá um eclipse lunar total, quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetando sobre o satélite sua sombra mais escura.
O material veiculado pela agência espacial americana lista as fases e horários exatos para cada fuso nos Estados Unidos. África e Europa não verão o eclipse.
No Brasil, assim como em grande parte da América do Sul e da Ásia Central, o eclipse será apenas parcial. Ainda assim, como o Brasil tem proporções continentais, a expectativa é que quase ninguém consiga prestigiá-lo. A sorte, talvez, fique restrita a alguns moradores do oeste da região amazônica. Ainda assim, não será a Lua de Sangue, mas apenas o começo da fase parcial.
Apesar disso, será possível acompanhar o fenômeno ao vivo pelo YouTube.
Galerias Relacionadas
A lua cheia será a terceira e última do inverno no hemisfério norte. Por isso, o fenômeno acaba recebendo também outro nome: lua de minhoca, em referência ao degelo do solo e reaparecimento das minhocas no início da primavera.
Apesar da lua nascer no entardecer do dia 2 de março, o fenômeno atingirá seu ápice nas primeiras horas do dia 3 de março. Durante a madrugada, a lua passará completamente pela sombra escura da Terra, o que irá provocar o eclipse lunar total.
O evento irá durar cerca de cinco horas, mas o momento em que a lua ficará vermelha durará cerca de 58 minutos — por volta das 6h04 local, o ápice ficará visível para a maior parte dos estados americanos. Os espectadores poderão acompanhar tudo a olho nu com binóculo ou telescópio, já que o fenômeno é totalmente seguro.
Por que a lua fica vermelha?
A coloração avermelhada surge porque, mesmo bloqueada, parte da luz solar consegue atravessar a atmosfera da Terra. Nesse caminho, as cores azuladas se dispersam, enquanto os tons vermelhos passam e iluminam a Lua com uma aura dramática.
São quantas etapas?
O eclipse se desenrolará em cinco etapas:
Penumbral: quando a lua começa a entrar na sombra da Terra
Parcial: a lua avança pela sombra da terra
Total: a lua está totalmente na sombra da Terra, chamada de "umbra"
Volta para a fase parcial
Fecha com a fase penumbral
Há algo além da lua para ficar atento?
A Nasa informa que, à medida que a sombra da Terra escurece a superfície lunar, também será possível observar com mais facilidade as constelações. No momento do eclipse, a Lua estará na constelação de Leão, sob suas patas traseiras.
Poucos dias após o eclipse, em 8 de março, será possível observar também a junção de Vênus e Saturno. Ou seja, esses planetas ficarão próximos um do outro no céu.
Quando acontece o próximo eclipse?
Outro eclipse, mas desta vez solar, é esperado para o dia 12 de agosto, segundo a Nasa. Ele será visível para o Canadá, Groenlândia, Atlântico Norte e Europa Ocidental. Novamente, o Brasil não estará na faixa de observação.
Diferentemente do eclipse lunar, o eclipse solar ocorre quando a lua passa entre o sol e a terra, bloqueando total ou parcialmente a luz solar em algumas áreas.
A Nasa informa ainda que um outro eclipse lunar é esperado para o dia 27 e 28 de agosto, mas parcial. Depois do dia 3 de março, o próximo eclipse lunar total só ocorrerá em 26 de junho de 2029.
