Kremlin aponta nova estratégia de segurança dos EUA como alinhada à visão de mundo da Rússia
O Kremlin afirmou neste domingo que a nova estratégia de segurança nacional dos EUA, baseada na abordagem nacionalista do presidente Donald Trump, está globalmente "em conformidade" com a visão de mundo de Moscou.
Venezuela e além: EUA reforçam poderio militar na região para conter China e pressionar Cuba e Nicarágua
Estratégia de Segurança Nacional dos EUA 2025: O que diz o documento sobre cada região do mundo
— Os ajustes que observamos, eu diria, estão globalmente em conformidade com a nossa visão — declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em entrevista à televisão pública Rossia, referindo-se ao documento publicado na sexta-feira.
Initial plugin text
Ainda de acordo com Peskov, a expectativa de Moscou é de que a nova estratégia americana possa "constituir uma garantia modesta para [a] capacidade [da Rússia] de continuar de forma construtiva [seu] trabalho conjunto para encontrar uma solução pacífica na Ucrânia".
A nova estratégia de segurança nacional americana foi publicada na sexta-feira, e demonstra um desengajamento de Washington de organizações internacionais e transnacionais, uma linha pautada nos Estados e na política de força. Com relação à Europa, o documento concentra críticas nos aliados da União Europeia, e não em Moscou — chegando a culpar o bloco europeu pelo que chamou de risco de "extinção civilizacional".
Além de pregar um encerramento da guerra na Ucrânia, Washington também declara textualmente que pretende perseguir uma não-ampliação da Otan, algo que interessa diretamente a Rússia, e contraria o interesse de Kiev de entrar para a garantia de segurança coletiva.
