Jovem engole hambúrguer inteiro durante brincadeira e fica em estado gravíssimo Grécia

 

Fonte:


Um jovem de 22 anos está internado em estado gravíssimo após tentar engolir um hambúrguer inteiro “de brincadeira” em um restaurante de fast-food em Koropi, cidade próxima a Atenas, na Grécia. O episódio ocorreu durante um momento de descontração com amigos e terminou com o rapaz em parada respiratória e com danos considerados irreversíveis, segundo médicos que o acompanham.

Wi-fi ou Bluetooth? As diferenças entre ouvir música com essas duas tecnologias

De acordo com relatos da imprensa local, o jovem engoliu o lanche sem mastigar para participar de uma brincadeira associada a desafios que circulam em redes sociais. Logo após o gesto, ele começou a se engasgar e se levantou da mesa aparentando estar em pânico. Um dos amigos contou que, inicialmente, o grupo acreditou que ele apenas se afastaria para cuspir o alimento.

— Pensamos que ele fosse evitar fazer sujeira perto das outras pessoas. Mas isso não aconteceu — disse.

Testemunhas afirmaram que o rapaz passou a bater as costas contra uma coluna do restaurante, aparentemente numa tentativa desesperada de desobstruir as vias respiratórias. Em poucos instantes, ele perdeu a consciência. Socorrido por equipes de emergência, foi levado a um hospital da região, onde permanece entubado e em ventilação mecânica.

O quadro é classificado como “extremamente crítico”. Michalis Giannakos, presidente da Federação Pan-Helênica de Trabalhadores de Hospitais Públicos, afirmou que as lesões provocadas pela falta de oxigenação afetaram o cérebro, os rins e outros órgãos vitais.

— Ele só pode ser salvo por um milagre — declarou.

A polícia informou que vai analisar imagens de câmeras de segurança do restaurante para determinar se houve incentivo ao ato. As autoridades também investigam se o episódio tem relação com desafios perigosos disseminados nas redes sociais, que estimulam participantes a engolir alimentos inteiros para gerar vídeos virais.

O caso ocorre poucos dias depois da morte de uma jovem colombiana, Maria Jose Ardila, de 23 anos, após um desafio de bebidas em uma boate em Cali. A estudante aceitou beber seis rodadas de licores em sequência para disputar um prêmio em dinheiro. Ela passou mal, desmaiou e morreu após aspirar o próprio vômito.