Inundações e deslizamentos de terra causam pelo menos 8 mortes na Indonésia

 

Fonte:


Pelo menos oito pessoas morreram e mais de 50 ficaram feridas em inundações e deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas nos últimos dias na ilha indonésia de Sumatra, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB).

Veja também: Crescimento recorde, chão instável: conheça a cidade da Indonésia com 42 milhões de habitantes que está afundando

O clima extremo afetou o norte da ilha, famosa por sua mega diversidade, inundando partes do distrito de Tapanuli Selatan desde segunda-feira, segundo a agência.

"Em Tapanuli Selatan, o desastre causado por inundações e deslizamentos de terra resultou na morte de oito pessoas, 58 feridos e na evacuação de 2.851 moradores", disse o porta-voz da BNPB, Abdul Muhari, em um comunicado.

O escritório local de gestão de desastres mobilizou máquinas pesadas para remover os destroços que bloqueavam o acesso rodoviário ao distrito.

Ondas tropicais, sistemas meteorológicos que podem se transformar em ciclones, são responsáveis ​​pelas condições extremas, conforme a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica.

Além disso, a temporada anual de monções, entre junho e setembro, normalmente traz chuvas intensas que provocam deslizamentos de terra, enchentes repentinas e doenças transmitidas pela água.

As mudanças climáticas têm influenciado os padrões de tempestades, incluindo a duração e a intensidade da temporada, levando a chuvas mais intensas, enchentes repentinas e rajadas de vento mais fortes.

Pelo menos 38 pessoas morreram neste mês em deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas em Java Central, e cerca de 13 continuam desaparecidas.