iFood reforça IA de atendimento a clientes de olho na Black Friday

 

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O iFood anunciou nesta quinta-feira (13) uma versão atualizada da sua agente de inteligência artificial (IA) focada no atendimento ao cliente, a Rosie. Agora, a IA pode analisar imagens enviadas em tempo real e consultar o histórico do usuário para dar respostas. iFood lança agente de IA que permite fazer pedidos pelo WhatsApp; veja como usar Quanto ganha um entregador do iFood em 2025? O objetivo é a resolução de problemas no pós-entrega, como itens errados ou danificados, focado principalmente na Black Friday, momento de alta demanda na plataforma.  De acordo com o iFood, a Rosie consegue resolver 76% dos casos de pedidos errados de forma autônoma, sem necessidade de apoio humano. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- A agente atualizada estava em fase piloto desde outubro, e, sua nova versão, mostrou uma redução de 74% no tempo de atendimento em comparação ao modelo anterior.  A empresa afirma que o tempo de conclusão de um chamado caiu para 10 minutos. E acrescentou que 81% dos clientes que utilizaram a Rosie aprovaram o atendimento.  Foco na Black Friday Assim como no varejo, o período de Black Friday, em novembro, é de alta demanda no aplicativo de entregas. O iFood projeta um aumento de 34% no tráfego no app durante este mês. A nova Rosie é considerada peça-chave para lidar com este aumento, especialmente porque as demandas de pós-entrega representam 38% do volume total de atendimentos na plataforma. Além de lidar com itens errados, a IA também pode tirar dúvidas simples, auxiliar em cancelamentos, consultar status de pedidos e conceder cupons.  Caroline Vabo, Diretora de Experiência do Cliente do iFood, explicou que a automação é essencial para garantir a capacidade de atendimento durante picos de demanda. "Sem automação, não seria possível atender a todos ao mesmo tempo", afirmou. A executiva também destacou que, embora as demandas simples sejam automatizadas, as interações mais complexas continuam sendo tratadas por humanos. A empresa informou que as IAs operam com supervisão humana contínua. Agentes de IA também em pedidos Além da Rosie, o iFood possui também o Ailo, um agente de IA que permite que os usuários façam pedidos de forma conversacional, diretamente pelo WhatsApp.  O Ailo foi aberto ao público em outubro. O agente dá sugestões personalizadas, pode receber comandos de áudio e tem como objetivo a facilitação e agilidade nos pedidos.  Veja também: Como agendar pedidos no iFood iFood amplia entregas por drone e pode fazer 280 pedidos por dia iFood lança chip com 20 GB grátis para entregadores em categoria exclusiva Ouça o Podcast Canaltech: Leia a matéria no Canaltech.