Homem é preso em flagrante por apologia ao nazismo ao guiar carro com adesivo de suástica em Santa Catarina
Um homem de 70 anos foi preso por apologia ao nazismo na última quinta-feira, na cidade de Araranguá, em Santa Catarina. O idoso, que não teve a identidade divulgada, foi identificado como o dono de um carro com uma suástica em um dos vidros e, por isso, foi conduzido pela Polícia Militar catarinense até a Central da Polícia Civil do município.
Leia mais: Após ex-major da PM entrar em Medicina com cota para pessoas trans, deputada vai ao MPF contra reitor da UFSC
Polícia encontra central de golpes na Faria Lima: Criminosos ameaçavam vítimas com dívidas inexistentes
A suástica é um símbolo que era utilizado pelo Partido Nazista da Alemanha, comandado por Adolf Hitler, na primeira metade do século XX. Ao lado do ícone, o carro apresentava adesivos que compunham a frase "Brasil guerra civil já".
O homem foi preso em flagrante por se enquadrar no disposto no Art 20, parágrafo 1°, da Lei 7.716/1989, que proíbe a veiculação de símbolos que utilizem a suástica para fins de divulgação do nazismo. De acordo com a Polícia Civil, o processo foi encaminhado à Justiça e ele passará por audiência de custódia.
O delegado Adriel Alves, responsável pelo caso, afirmou ao portal Metrópoles que o suspeito confirmou, durante interrogatório, que foi ele quem encomendou e colou os adesivos no veículo. Ele também teria afirmado que havia sido alertado por familiares sobre possíveis consequências legais, mas optou por mantê-los.
