GWM confirma data de abertura da fábrica e quais modelos fará no Brasil

 

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Depois de incertezas e adiamentos, a GWM confirmou, nesta quarta-feira (6), de maneira oficial, qual a data de abertura da fábrica em Iracemápolis, cidade do interior paulista: 15 de agosto. Elétricos mais vendidos em julho: BYD domina e GAC estreia BYD registra hatch elétrico que será pesadelo do Golf GTI no Brasil A solenidade contará com a presença de convidados ilustres e marcará o início da nacionalização dos carros eletrificados da marca. O expediente será parecido com o promovido pela BYD, que ligou as esteiras de sua planta em Camaçari, na Bahia, no último dia 1º de julho. A ideia, em um primeiro momento, é focar nos os “campeões de venda” da montadora no Brasil, mais precisamente o Haval H6, SUV híbrido que disputa mês a mês com a família Song, da BYD, o posto de mais emplacado do segmento. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Aliás, as semelhanças entre as fábricas das rivais chinesas param por aí, já que o processo de montagem dos carros será distinto. Enquanto a BYD optou pelo SKD, a GWM iniciará os trabalhos no CKD, no qual o carro vem totalmente desmontado e, assim, conta com mais processos realizados localmente. Haval H6 PHEV19 será um dos carros produzidos pela GWM na fábrica em Iracemápolis (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech) Quais carros a GWM produzirá no Brasil? Além do Haval H6, que sairá da fábrica da GWM em Iracemápolis em 4 versões (HEV2, PHEV19, PHEV34 e GT), a montadora chinesa já confirmou outros dois modelos que também serão nacionalizados, ambos ainda não lançados no país: H9 e Poer. O H9 é um SUV de porte grande, com capacidade para 7 ocupantes, projetado para brigar com Jeep Commander, Jeep Commander e Toyota SW4. Como revelado no Festival Interlagos, ele terá sob o capô o motor 2.4 turbodiesel, que ainda não teve sua potência e torque divulgada para o Brasil. O câmbio é sempre automático de 9 marchas. A picape Poer, por sua vez, também não terá nenhum nível de eletrificação em seu conjunto mecânico nesse primeiro momento. A GWM confirmou que a futura rival da Toyota Hilux compartilhará não somente a plataforma, mas motorização e transmissão com o Haval H9. GWM Poer será feita no Brasil com motor a combustão (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech) A previsão é que as vendas dos dois modelos tenha início apenas após o lançamento oficial de ambos, por enquanto projetado para setembro. A fábrica da GWM em Iracemápolis conta com 500 funcionários e almeja produzir 50 mil veículos por ano, mas os números devem ser expandidos em um futuro próximo. Leia também: Veja quais são os 5 carros mais baratos de se manter em 2025 5 carros “esquecidos” que são ótimas opções no mercado de usados Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil?   Leia a matéria no Canaltech.