Gustavo Mioto vira galã de novela vertical e cita conselhos: 'Liguei para o Fábio Jr, sou muito fã dele'
Não é que Gustavo Mioto queira romper totalmente com o rótulo de príncipe dado pelas fãs, mas... “Talvez seja porque sempre gostei de fazer as coisas certas. Eu só nunca disse que sou bom-moço”, ele explica, comedido e com a voz serena. O cantor sertanejo, de 28 anos, tem feito a carreira interpretando as músicas românticas do gênero. E, a partir do próximo dia 12, vai estrelar uma novela do Globoplay, feita para celular, com título digno de conto de fadas: “Cinderela e o segredo do pobre milionário”. Será que o título de galã se adequa melhor a ele do que a coroa?
— Nunca me vi bonito assim. Eu me acho normal. Eu converso, faço piada, sou educado... O conjunto deve valer alguma coisa (risos). O palco me dá uma confiança maior do que tenho na vida. E agora com esse lance da novela... Talvez isso me ajude a acreditar um pouco mais em mim nesse sentido — diz o ator estreante.
Galerias Relacionadas
O cantor Gustavo Mioto em ensaio para a Canal Extra
Leandro Saucer
Já tinha um tempo que o cantor queria fazer algo diferente na carreira. Por isso, não demorou cinco minutos para dizer sim à proposta de migrar para as telinhas. Foi aquele sentimento de que precisava aceitar sem pensar muito. O frio na barriga só foi aparecer dias depois. Decidiu pedir conselho, então, a quem já viveu o mesmo:
— Conversei com amigos que são atores. E liguei também para o Fábio Jr. Sou muito fã dele, desde sempre. Ele transitou nesses dois mundos (o veterano da música também fez nove novelas e protagonizou quatro delas). Contei do convite, e na mesma hora ele me chamou para ir até a casa dele. Passamos a noite conversando, compondo músicas e trocando dicas sobre atuação. Fábio falou do meu olhar, da minha voz e até do meu jeito de andar. Mas o melhor conselho eu deixo só entre nós.
Antes de estrear em novela, Gustavo Mioto pediu conselho para Fábio Jr
Leandro Saucer e Reprodução/Instagram
Guardado na mente, mas também aplicado no dia a dia. Mesmo na gravação das primeiras cenas, que não foram das mais fáceis.
— Começamos com um assalto. Foi intenso, eu ainda estava travado, meio torto (risos). Toda a equipe e o elenco são muito talentosos, me jogaram para cima. Dei sorte. Mas o cagaço que bateu foi pela minha autocrítica. Até pelo respeito que tenho pela profissão, não queria que alguém pensasse que não me dediquei. Decorava minhas falas e até as dos outros. Sou bem nerd — lembra Mioto, que já tinha feito aulas de teatro no passado e contou ainda com um preparador específico contratado pela emissora.
Pontos em comum com o personagem, o ricaço Diego, também contaram a favor da nova promessa das novelas. Não necessariamente a conta bancária... Ambos gostam de explorar doses de ironia para enxergar a vida e fazer humor, por exemplo. A história também se passa no universo do sertanejo. A diferença é que o protagonista é frustrado por não ter seguido o sonho de ser artista.
Diego (Gustavo Mioto e Cindy (Maya Aniceto) em "Cinderela e o segredo do Pobre Milionário"
Rede Globo/divulgação
— Eu iniciei Engenharia da Computação, tinha até boas notas. A carreira da música começou a dar certo, passei a acumular muitas faltas nas aulas e tive que escolher — relembra o cantor, que não teve escolha na hora de enfrentar o receio de dar o primeiro beijo técnico na trama do Globoplay.
O par romântico de Mioto é a atriz Maya Aniceto, que interpreta Cindy, uma cantora, mãe solo, que se encanta pelo playboy ao acreditar que ele é um músico pobre.
— Conversamos antes, até para eu entender como funcionava, saber dos limites. Não queria passar do ponto. Maya foi muito querida. O primeiro beijo não foi a coisa mais normal do mundo. Mas, depois, quebrou o “gelão” — detalha.
O cantor Gustavo Mioto em ensaio para a Canal Extra
Leandro Saucer
Novela da vida real
Ser acompanhado igual a uma novela não é necessariamente uma novidade na vida de Gustavo Mioto. Ainda mais quando o assunto são os namoros. As idas e vindas com a cantora Ana Castela, com quem ficou por quase dois anos até colocarem um ponto final no relacionamento, em dezembro do ano passado, potencializaram isso.
Hoje em dia, o ex-casal não se fala mais. Mas eles não ficam imunes a possíveis polêmicas. Uma das músicas que cantavam juntos, “Princesa”, vai fazer parte da novela protagonizada pelo paulista. Sem a voz de Ana Castela, porém. E isso deu um bafafá entre os fãs dela, que culparam o sertanejo.
— Eu não tirei a Ana. A música com ela vai continuar existindo nas plataformas e será a única versão disponível. O que fizemos foi uma gravação para a novela, em um episódio, para a personagem da Maya cantar comigo. Na realidade, os direitos dessa música são meus, e eu convidei a Ana. Com autorização dos outros compositores, posso fazer o que eu quiser. E foi o que aconteceu — explica.
O caso é só o primeiro acorde do modão. Qualquer aparição pública ou postagem desde então tem ganhado interpretações diversas, nem sempre verdadeiras. Dia desses, Mioto se emocionou num show ao cantar uma música até então inédita (“Espero que seja feliz e forte o bastante. Pra não vir de novo aqui me querer por um instante”, diz a letra). Teve quem achasse que era indireta para a ex. Depois, não faltaram seguidores perguntando: “Gu, você está triste?”. Pergunta refeita por este repórter.
— Não estou triste, gente. Eu falo sempre assim, sou zen, observador. Dizem que sou “baixa pressão”. Mas quem diz isso tentando me atacar é quem está tomando remédio para ansiedade. Não sou um demônio da Tasmânia, e ainda estranham uma pessoa mais introspectiva no meio sertanejo. Está tudo bem, minha vida profissional está na melhor fase. Nas redes, tem guerra. Mas fora delas estou numa paz...
O cantor Gustavo Mioto em ensaio para a Canal Extra
Leandro Saucer
E o choro no palco?
— Eu estava com oito mil pessoas na minha frente numa turnê com minhas músicas lado B, que planejei toda para ser voz e violão. Estava emocionado por isso. A letra também é muito forte. Juntou tudo e me permiti deixar sair. Eu sou uma pessoa emotiva, mas fui doutrinado a não deixar transparecer, a fazer aquela cara de pôquer. Tenho feito terapia e me permitido ser mais humano. Deixei de ter vergonha.
Esse lado é o que também tem lhe permitido curtir a solteirice. Mioto só não está ainda 100% desprendido das vigílias alheias:
— Sinto falta de poder sair sem ter alguém com um telefone tirando foto minha escondido, ou ver um flash de repente em minha direção. Então, a vida de solteiro acaba acontecendo meio “Tartarugas Ninjas”, nos esgotos, às escondidas (risos).
E ele está bem assim, obrigado. Mas este cantor romântico e príncipe encantado da Cinderela na tela do celular ainda acredita que vai poder viver um amor de contos de fadas?
— Já acreditei mais. Bom, não posso deixar de me surpreender com a vida, né? Fiquei menos mágico, mas no fundo acredito no pó de pirlimpimpim.
Initial plugin text
O cantor Gustavo Mioto em ensaio para a Canal Extra
Leandro Saucer
Initial plugin text
