Guia do Carioca 2026: xodó de Filipe Luís, Pablo Lúcio é a joia do Flamengo que vale ser observada
Xodó de Filipe Luís desde as categorias de base do Flamengo, Pablo Lúcio é um jogador para se olhar com atenção neste início de Campeonato Carioca. Com o time sub-20, o rubro-negro inicia a luta pelo tricampeonato estadual hoje, contra a Portuguesa, às 18h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Em meio a nomes conhecidos, como o goleiro Léo Nannetti, o zagueiro Iago e o atacante Wallace Yan, o volante se destaca pela habilidade no meio-campo, com boa capacidade de construir as jogadas ofensivas da equipe.
Além dos passes em profundidade, outra característica do jogador destacada é a leitura de espaços, que o permite acumular interceptações e roubadas de bola. Com tantas qualidades, Pablo Lúcio, de 1,88m, rapidamente chamou a atenção de Filipe Luís. Quando estava no sub-20, o treinador costumava chamar o volante, à época no sub-17, para integrar os treinos.
Na base rubro-negra, Pablo Lúcio, que tem multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 312 milhões), foi campeão da Libertadores sub-20 e bi da Copa Intercontinental da categoria.
Ainda que tenha tido duas oportunidades entre os profissionais em 2025 — 18 minutos na goleada por 5 a 0 sobre a própria Portuguesa, no Campeonato Carioca, e 68 minutos diante do Mirassol, na última rodada do Brasileirão —, a tendência é que Pablo Lúcio tenha sequência no grupo profissional pela primeira vez.
Como o elenco principal do Flamengo só se reapresenta amanhã, a equipe sub-20 está garantida até, pelo menos, a segunda rodada. Na terceira, no clássico contra o Vasco, Filipe Luís fará análises individuais para definir o elenco.
