Governo Trump compra navios quebra-gelo da Finlândia em meio à tensão sobre a Groenlândia

 

Fonte:


A forte pressão do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para anexar a Groenlândia ganhou novos capítulos nos últimos dias. Além disso, um movimento de compra feito ainda no ano passado pelos EUA voltou a chamar atenção.

O governo americano encomendou diversos navios conhecidos como quebra-gelos que, como o nome indica, estão entre os poucos capazes de navegar por mares cobertos por gelo sólido. A encomenda foi feita ao país que mais vende esse tipo de equipamento no mundo: a Finlândia, vizinha da Dinamarca, que detém a soberania sobre a maior parte da Groenlândia.

Empresas finlandesas projetaram 80% de todos os quebra-gelos atualmente em operação, e 60% deles foram construídos em estaleiros do país. As informações são da BBC News. A alta produção não se destina apenas à exportação, mas também atende à necessidade de deslocamento interno e em áreas próximas ao território finlandês.

A intenção de compra americana foi anunciada em outubro de 2025. Segundo Trump, os navios serão utilizados pela Guarda Costeira dos Estados Unidos. Os contratos foram assinados nos últimos dias do ano, mais especificamente em 29 de dezembro. Poucos dias depois, a tensão em torno da Groenlândia voltou a se intensificar.

De acordo com o governo americano, foram adquiridos dois navios, que deverão ser entregues nos próximos anos. A expectativa é de que outras embarcações sejam construídas no âmbito da parceria.

À BBC, Lin Mortensgaard, pesquisadora do Instituto Dinamarquês de Estudos Internacionais, afirmou que o desejo de Trump de expandir a frota de quebra-gelos vai além das necessidades práticas de operação no Ártico. Para ela, trata-se também de uma estratégia de projeção de poder.

‘Os quebra-gelos são praticamente o único tipo de navio militar que permite demonstrar que você é um Estado ártico com capacidade de atuação na região. E acho que grande parte do discurso americano passa por isso’, avalia.