Governo do Chile aponta que incĂȘndios florestais foram provocados intencionalmente

 

Fonte:


O governo do Chile acredita que alguns dos devastadores incĂȘndios florestais no sul do paĂ­s foram provocados intencionalmente. O fogo jĂĄ causou 20 mortes, e vĂ­timas aguardam, agora, a ajuda das autoridade em meio a ruĂ­nas.

As altas temperaturas diminuíram na terça-feira, oferecendo um alívio aos bombeiros que combatem as chamas.

A pausa permitiu, tambĂ©m, que os afetados retornassem para limpar os escombros de suas casas, destruĂ­das pelos incĂȘndios que queimam desde o fim de semana.

Melhoram condiçÔes em ĂĄrea de incĂȘndio no Chile, mas presidente alerta para risco ainda presente

IncĂȘndios no sul do Chile: imagens revelam destruição

Sob a densa fumaça que cobre a região de Biobío, 500km ao sul da capital, Santiago, e epicentro do desastre, Manuel Hormazåbal exige ajuda "essencial" das autoridades.

- É a luz. Estamos no escuro aqui, não temos lanternas, o básico, banheiros químicos, porque temos que ir para a mata fazer nossas necessidades - disse o morador de 64 anos, gesticulando com as mãos enegrecidas.

O incĂȘndio estĂĄ devastando as regiĂ”es de Ñuble, AraucanĂ­a e BiobĂ­o, onde 20 pessoas morreram. Vilas inteiras foram arrasadas. Cerca de 7.237 pessoas foram afetadas, e o nĂșmero deve aumentar.

O presidente Gabriel Boric visitou as trĂȘs regiĂ”es afetadas desde domingo, onde se reuniu com autoridades locais.

O subsecretĂĄrio do Interior, VĂ­ctor Ramos, garantiu Ă  imprensa que estĂŁo trabalhando "para garantir que a ajuda chegue aos moradores o mais rĂĄpido possĂ­vel".

Entre as medidas anunciadas estĂĄ um auxĂ­lio emergencial de US$ 350 a US$ 1.500 para as famĂ­lias afetadas.

IncĂȘndio criminoso

Enquanto os esforços de combate aos incĂȘndios continuam, a investigação sobre a origem dos focos tambĂ©m prossegue.

Em um relatĂłrio oficial recente, o Ministro do Interior, Álvaro Elizalde, indicou que alguns incĂȘndios na regiĂŁo de BiobĂ­o foram provocados intencionalmente.

- Passaram-se apenas algumas horas, portanto, nĂŁo hĂĄ informaçÔes suficientes para tirar conclusĂ”es definitivas, mas as evidĂȘncias (...) sugerem que alguns desses incĂȘndios, infelizmente, foram provocados intencionalmente - disse Elizalde.

Nesse mesmo evento, o ministro da Segurança, Luis Cordero, explicou que recipientes plĂĄsticos parcialmente consumidos pelo fogo foram encontrados em uma floresta. Esses recipientes continham substĂąncia quĂ­mica acelerante, que, Ă  primeira vista, parece ter sido usado para iniciar os incĂȘndios.

Em fevereiro de 2024, vĂĄrios incĂȘndios deflagraram nos arredores da cidade de Viña del Mar, a 110km de Santiago, deixando 138 mortos.

InvestigaçÔes posteriores determinaram que bombeiros e brigadas florestais iniciaram os incĂȘndios intencionalmente, que se alastraram rapidamente, em parte devido Ă s altas temperaturas do verĂŁo.

Uma trégua climåtica

Na terça-feira, cerca de 4 mil bombeiros combatiam 21 focos de incĂȘndio nas trĂȘs regiĂ”es. As chamas consumiram aproximadamente 40 mil hectares de florestas e terras, segundo o Ășltimo relatĂłrio da Corporação Nacional Florestal (CONAF).

ApĂłs trĂȘs dias com temperaturas de 30ÂșC, os termĂŽmetros caĂ­ram.

Os incĂȘndios estĂŁo avançando mais lentamente, observou Juan Quevedo, coordenador nacional de emergĂȘncias do Corpo de Bombeiros.

Como explicou à AFP, "com a queda da temperatura, a umidade aumenta e a direção do vento muda, o que ajuda a diminuir o ritmo das chamas".

No entanto, o fogo ainda nĂŁo foi controlado.

Os bombeiros estĂŁo concentrados principalmente em extinguir focos ativos em cidades como Florida e Laja, na regiĂŁo de BiobĂ­o.

Em Florida, o incĂȘndio Ă© intenso. "Muitas pessoas estĂŁo em risco", comentou Jorge Flores, caminhoneiro de 50 anos.

A previsão para a próxima semana, porém, não é boa. "As temperaturas estão altas, então não podemos baixar a guarda", enfatizou o chefe dos bombeiros.

Corpos das vĂ­timas

Na segunda-feira, começou a liberação dos corpos das vítimas para suas famílias, após a realização de testes de DNA. Vårios corpos estavam completamente carbonizados e irreconhecíveis.

Até terça-feira, os restos mortais de cinco pessoas haviam sido identificados. - Não podemos dar um prazo para os resultados; esperamos que seja nesta semana, mas pode demorar mais - disse uma fonte do serviço médico-legal de Biobío.