Governo do Chile aponta que incĂȘndios florestais foram provocados intencionalmente
O governo do Chile acredita que alguns dos devastadores incĂȘndios florestais no sul do paĂs foram provocados intencionalmente. O fogo jĂĄ causou 20 mortes, e vĂtimas aguardam, agora, a ajuda das autoridade em meio a ruĂnas.
As altas temperaturas diminuĂram na terça-feira, oferecendo um alĂvio aos bombeiros que combatem as chamas.
A pausa permitiu, tambĂ©m, que os afetados retornassem para limpar os escombros de suas casas, destruĂdas pelos incĂȘndios que queimam desde o fim de semana.
Melhoram condiçÔes em ĂĄrea de incĂȘndio no Chile, mas presidente alerta para risco ainda presente
IncĂȘndios no sul do Chile: imagens revelam destruição
Sob a densa fumaça que cobre a regiĂŁo de BiobĂo, 500km ao sul da capital, Santiago, e epicentro do desastre, Manuel HormazĂĄbal exige ajuda "essencial" das autoridades.
- Ă a luz. Estamos no escuro aqui, nĂŁo temos lanternas, o bĂĄsico, banheiros quĂmicos, porque temos que ir para a mata fazer nossas necessidades - disse o morador de 64 anos, gesticulando com as mĂŁos enegrecidas.
O incĂȘndio estĂĄ devastando as regiĂ”es de Ăuble, AraucanĂa e BiobĂo, onde 20 pessoas morreram. Vilas inteiras foram arrasadas. Cerca de 7.237 pessoas foram afetadas, e o nĂșmero deve aumentar.
O presidente Gabriel Boric visitou as trĂȘs regiĂ”es afetadas desde domingo, onde se reuniu com autoridades locais.
O subsecretĂĄrio do Interior, VĂctor Ramos, garantiu Ă imprensa que estĂŁo trabalhando "para garantir que a ajuda chegue aos moradores o mais rĂĄpido possĂvel".
Entre as medidas anunciadas estĂĄ um auxĂlio emergencial de US$ 350 a US$ 1.500 para as famĂlias afetadas.
IncĂȘndio criminoso
Enquanto os esforços de combate aos incĂȘndios continuam, a investigação sobre a origem dos focos tambĂ©m prossegue.
Em um relatĂłrio oficial recente, o Ministro do Interior, Ălvaro Elizalde, indicou que alguns incĂȘndios na regiĂŁo de BiobĂo foram provocados intencionalmente.
- Passaram-se apenas algumas horas, portanto, nĂŁo hĂĄ informaçÔes suficientes para tirar conclusĂ”es definitivas, mas as evidĂȘncias (...) sugerem que alguns desses incĂȘndios, infelizmente, foram provocados intencionalmente - disse Elizalde.
Nesse mesmo evento, o ministro da Segurança, Luis Cordero, explicou que recipientes plĂĄsticos parcialmente consumidos pelo fogo foram encontrados em uma floresta. Esses recipientes continham substĂąncia quĂmica acelerante, que, Ă primeira vista, parece ter sido usado para iniciar os incĂȘndios.
Em fevereiro de 2024, vĂĄrios incĂȘndios deflagraram nos arredores da cidade de Viña del Mar, a 110km de Santiago, deixando 138 mortos.
InvestigaçÔes posteriores determinaram que bombeiros e brigadas florestais iniciaram os incĂȘndios intencionalmente, que se alastraram rapidamente, em parte devido Ă s altas temperaturas do verĂŁo.
Uma trégua climåtica
Na terça-feira, cerca de 4 mil bombeiros combatiam 21 focos de incĂȘndio nas trĂȘs regiĂ”es. As chamas consumiram aproximadamente 40 mil hectares de florestas e terras, segundo o Ășltimo relatĂłrio da Corporação Nacional Florestal (CONAF).
ApĂłs trĂȘs dias com temperaturas de 30ÂșC, os termĂŽmetros caĂram.
Os incĂȘndios estĂŁo avançando mais lentamente, observou Juan Quevedo, coordenador nacional de emergĂȘncias do Corpo de Bombeiros.
Como explicou à AFP, "com a queda da temperatura, a umidade aumenta e a direção do vento muda, o que ajuda a diminuir o ritmo das chamas".
No entanto, o fogo ainda nĂŁo foi controlado.
Os bombeiros estĂŁo concentrados principalmente em extinguir focos ativos em cidades como Florida e Laja, na regiĂŁo de BiobĂo.
Em Florida, o incĂȘndio Ă© intenso. "Muitas pessoas estĂŁo em risco", comentou Jorge Flores, caminhoneiro de 50 anos.
A previsão para a próxima semana, porém, não é boa. "As temperaturas estão altas, então não podemos baixar a guarda", enfatizou o chefe dos bombeiros.
Corpos das vĂtimas
Na segunda-feira, começou a liberação dos corpos das vĂtimas para suas famĂlias, apĂłs a realização de testes de DNA. VĂĄrios corpos estavam completamente carbonizados e irreconhecĂveis.
AtĂ© terça-feira, os restos mortais de cinco pessoas haviam sido identificados. - NĂŁo podemos dar um prazo para os resultados; esperamos que seja nesta semana, mas pode demorar mais - disse uma fonte do serviço mĂ©dico-legal de BiobĂo.
