Glauber Braga evita cassação, mas pega 6 meses de suspensão

 

Fonte:


A Câmara aprovou a suspensão do deputado Glauber Braga, do PSOL, por 318 votos favoráveis e 141 votos contrários. O afastamento por seis meses foi aprovado em substituição à perda do mandato. Glauber tinha sido denunciado ao Comitê de Ética por uma confusão em abril do ano passado, envolvendo um integrante do MBL numa comissão da Câmara.

Inicialmente, nem aliados de Glauber nem parlamentares favoráveis à cassação tinham os votos necessários para decidir. Com isso, governistas trabalharam para reverter votos ou tentar retirar do plenário parlamentares que votariam contra Glauber. Antes da votação, líderes de partidos como União Brasil afirmaram que seria melhor garantir a suspensão ao invés de nenhuma punição.

À CBN, o parlamentar agradeceu à mobilização pela manutenção dele na Câmara. “Na minha avaliação o dia de hoje é demonstração concreta de que deputados detratores não podem perseguir deputados por sua agenda. Arthur Lira fez isso e hoje vemos que não deu certo”, disse.

Parlamentares de esquerda diziam acreditar que a perda de mandato de Glauber era parte de um acordo com o PL para aceitar a cassação de Zambelli. Segundo eles, o “preço” para punir a deputada seria cassar também o parlamentar do PSOL. Com isso, Zambelli não deverá ser cassada em plenário.