França faz dia de memória dos 10 anos dos ataques terroristas de 2015 em que mais de 130 morreram
aquela noite, os terroristas atacaram de forma simultânea com metralhadoras e explosivos o Stade de France, a sala de espetáculos Bataclan e vários restaurantes e bares parisienses. O dia de memória e de muita comoção na França, que lembra nesta quinta-feira (13) do aniversário de 10 anos dos atentados coordenados de Paris, perpetrados em 13 de novembro de 2015, por um comando kamikaze do grupo Estado Islâmico.
Naquela noite, os terroristas atacaram de forma simultânea com metralhadoras e explosivos o Stade de France, a sala de espetáculos Bataclan e vários restaurantes e bares parisienses. Mais de 130 pessoas morreram e centenas ficaram feridas. Uma cerimônia oficial teve início às 11h30 pelo horário de Paris, 7h30 pelo horário de Brasília.
Esse evento está sendo transmitido ao vivo por rádios e TVs, com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, com a prefeita de Paris, também Anne Hidalgo, de sobreviventes e familiares das vítimas. As homenagens vão durar o dia inteiro. Diante da prefeitura da capital francesa, um jardim memorial do 13 de novembro vai ser inaugurado.
Os sinos das igrejas de Paris, entre elas os da Catedral de Notre-Dame, vão tocar por volta das 18h pelo horário local, 14h pelo horário de Brasília. A Torre Eiffel já foi iluminad com as cores da bandeira da França e a homenagem vai se repetir nesta quinta (13).
A cerimônia oficial e todas as homenagens do aniversário dos 10 anos, do 13 de novembro de 2015, ocorrem sob vigilância reforçada em um contexto de ameaça terrorista ainda elevada, segundo palavras do ministro francês do interior Laurent Nunes.
Segundo ele, seis projetos de atentados terroristas foram descobertos e impedidos desde o início deste ano aqui na França.
