Flamingo escapa de zoológico no Reino Unido e é encontrado numa praia francesa

 

Fonte:


À medida que o clima esfriou pela Inglaterra, Frankie, o flamingo, aparentemente não aguentava mais. Em uma manhã ventosa de um domingo de novembro, a ave jovem desapareceu do zoológico na Cornualha, onde nasceu. Após uma busca frenética de seis dias para encontrá-la, seus cuidadores descobriram, na semana passada, que Frankie viajou cerca de 210 quilômetros até uma praia na França.

A jornada de Frankie foi excepcional, disseram, já que ela tem apenas alguns meses de vida e teve uma asa cortada, o que deveria tê-la impedido de voar.

— Por ser uma ave jovem, ficamos bastante surpresos com a rapidez com que ela chegou à França. Mas ela está se alimentando, se limpando, parece estar se divertindo muito pelo que vemos — afirma David Woolcock, curador do Paradise Park Wildlife Sanctuary, onde Frankie nasceu.

Frankie, um flamingo caribenho de 4 meses que Woolcock descreveu como “distante” e “uma figura e tanto”, deixou o zoológico por volta das 8h do último dia 2, quando um funcionário percebeu que ela estava desaparecida de seu bando.

Os detalhes de sua fuga ainda são um mistério, mas Woolcock ofereceu uma teoria: como a maioria das aves jovens, flamingos são conhecidos por pular para cima e para baixo, esticando e batendo as asas enquanto se acostumam com elas.

— Suspeito que o que aconteceu foi que ela estava fazendo isso e uma rajada de vento a levou, e ela simplesmente subiu e foi embora — diz.

Cortar a asa de uma ave pode impedi-la de levantar voo, acrescentou, mas não impede que ela continue voando uma vez no ar. Depois que ela foi dada como desaparecida, o zoológico entrou em contato com a mídia local, pedindo ajuda do público para encontrá-la.

Os cuidadores seguiram pistas por toda a região, um processo que foi complicado pelo recente lançamento de uma cegonha-branca por um grupo de conservação mais ao Norte.

— Recebíamos ligações o tempo todo dizendo "encontramos o flamingo, está aqui neste campo", mas íamos até lá e era a cegonha-branca — conta Woolcock.

Houve apenas um único avistamento confirmado de Frankie na Inglaterra — a foto granulada de um morador local mostrando-a bem alto no ar — antes que o rastro esfriasse. A equipe temia que ela pudesse ter sido puxada por uma corrente de ar para longe no Oceano Atlântico.

Um avanço, porém, ocorreu em 9 de novembro, quando surgiu um avistamento em um portal francês de ciência cidadã: um flamingo na Île Aganton, uma ilha na costa Norte da França. Um par de imagens de um flamingo na costa de Plage de Keremma, cerca de 48 km dali, foi posteriormente enviado ao zoológico.

A ave tinha a asa direita cortada, exatamente como Frankie. O avistamento na Île Aganton ocorreu em 3 de novembro, pouco antes das 10h, o que significa que Frankie poderia ter chegado à França em menos de um dia. Agora que ela está lá, o zoológico disse que era improvável conseguir trazê-la de volta.

A saída do Reino Unido da União Europeia tornou difícil mover animais selvagens entre a fronteira Reino Unido–França. Uma complicação adicional, diz Woolcock, é o risco de que Frankie pudesse ter contraído gripe aviária durante sua viagem.

“Nunca foi nossa intenção que Frankie acabasse na natureza”, diz o zoológico em um comunicado, que adota um tom otimista mesmo assim. “Há vários relatos de situações semelhantes em que flamingos viveram por muitos anos e prosperaram, inclusive durante os invernos europeus, então, embora continuemos preocupados com ela, é uma situação que temos de aceitar.”

Segundo Woolcock, a equipe do zoológico estava “arrasada” com a perda de Frankie, apenas o segundo flamingo a nascer no zoológico e uma espécie de celebridade entre os visitantes. Mas a ave parecia saudável nas imagens enviadas da França, e o cuidador está esperançoso de que ela encontre um dos bandos de flamingos selvagens na Europa, como o grande bando do Parque Nacional Regional da Camarga, no Sul da França.

Enquanto isso, diz, ficou animado ao ver que ela encontrou um lugar adequado para viver, que deve permitir que ela “amadureça um pouco mais — e, com sorte, encontre um parceiro.”