Família morre nas Filipinas após tempestade tropical atingir ilha Luzon

 

Fonte:


A tempestade tropical Fengshen matou uma família de cinco pessoas no domingo ao atingir a ilha filipina de Luzon, informaram a polícia e as autoridades de emergência.

Contexto: Milhares fogem das Filipinas com a aproximação de tempestade tropical

A família, que incluía duas crianças, de 2 e 11 anos, morreu esmagada quando uma árvore caiu sobre sua casa ao amanhecer, indicou o policial Sonny Ombajino à AFP por telefone.

O incidente ocorreu em um vilarejo perto da cidade de Pitogo, cerca de 153 quilômetros a sudeste de Manila, enquanto a tempestade se deslocava durante a noite sobre o sudeste de Luzon.

A tempestade Fengshen passou pela Baía de Manila no domingo, com rajadas de até 90 quilômetros por hora, e deve atingir províncias ao norte da capital, de acordo com o serviço meteorológico estadual.

Pelo menos 47 mil pessoas foram transferidas para abrigos designados pelo governo no sudeste de Luzon, disseram autoridades de gestão de desastres, devido ao risco de inundações e deslizamentos de terra.

As Filipinas costumam enfrentar cerca de 20 tempestades e tufões por ano, que frequentemente atingem áreas com milhões de habitantes. Cientistas alertam que as tempestades se tornaram mais intensas devido ao aquecimento global causado pelo homem.