Ex-ministro das Finanças de Gana é preso por agentes de imigração dos EUA
O ex-ministro das Finanças de Gana, Ken Ofori-Atta, considerado foragido pela Justiça ganesa, foi preso e colocado em detenção pelo ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos). A informação foi confirmada nesta quarta-feira por seus advogados em Gana.
Segundo comunicado do escritório Menka-Premo, Osei-Bonsu, Bruce-Cathline and Partners, Ofori-Atta foi detido na terça-feira, 6 de janeiro de 2026, em razão do status de sua permanência nos Estados Unidos. A defesa informou que a equipe jurídica americana do ex-ministro já está em contato com o ICE e espera que a situação seja resolvida “de forma expedita”.
Ele é alvo de 28 acusações de corrupção e crimes relacionados, apresentadas à revelia pelo Office of the Special Prosecutor. Ele vinha evitando a prisão em Gana e chegou a ser oficialmente declarado procurado pelas autoridades do país.
O Ministério Público de Gana já entrou com um pedido formal de extradição junto ao governo dos Estados Unidos, que aguarda resposta das autoridades americanas. Paralelamente, Ofori-Atta teve o nome incluído em um alerta vermelho da Interpol, medida que ele contesta judicialmente.
De acordo com seus advogados, o ex-ministro possui um pedido pendente de ajuste de status migratório, mecanismo que, pela legislação americana, permite a permanência legal no país mesmo após o vencimento do visto original. A defesa sustenta que esse procedimento é comum nos Estados Unidos.
Uma consulta ao sistema oficial de localização de detidos do ICE indica que Kenneth Nana Yaw Ofori-Atta está custodiado no ICE Caroline Detention Facility, localizado em Bowling Green, no estado da Virgínia.
