EUA dizem ter capturado mais um petroleiro no Caribe

 

Fonte:


Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira que suas forças militares apreenderam mais um navio petroleiro no Mar do Caribe, o sétimo desde que o presidente Donald Trump impôs um bloqueio para impedir a entrada e a saída de embarcações ligadas ao petróleo venezuelano.

Petroleiras americanas: Entenda por que controle de reservas da Venezuela dá vantagem estratégica aos EUA

Diplomata venezuelano: Ações dos EUA contra Venezuela são recado para a América Latina contra a China

A embarcação, identificada como Motor Vessel Sagitta, estaria “operando em desafio à quarentena estabelecida pelo presidente Trump a navios sancionados” e foi capturada na manhã desta terça-feira “sem incidentes”, segundo informou o Comando Sul das Forças Armadas dos EUA (Southcom) em publicação na rede social X.

“O único petróleo que sairá da Venezuela será aquele coordenado de forma adequada e legal”, afirmou o Southcom na mensagem, acompanhada de um vídeo que mostra uma embarcação em alto-mar.

Desde o anúncio do bloqueio, em dezembro, sete navios foram apreendidos. Entre eles está um petroleiro russo, capturado no Atlântico Norte no início do ano após ser perseguido por forças americanas desde a costa da Venezuela.

Washington enviou uma flotilha naval ao Caribe, onde realizou ataques contra embarcações supostamente usadas no tráfico de drogas, e lançou uma ampla operação militar que resultou na deposição forçada do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em 3 de janeiro.

Trump afirma que os Estados Unidos passarão a controlar o petróleo venezuelano após a derrubada de Maduro e se vangloria de já ter confiscado e vendido parte da produção.

Autoridades interinas da Venezuela rejeitam essa versão e sustentam que seguem no controle da indústria petrolífera. Segundo elas, a estatal PDVSA mantém negociações com os Estados Unidos sobre a venda de petróleo.