"Efeito Tera" em risco? O que sabemos sobre o SUV do Onix
O Volkswagen Tera foi um dos maiores lançamentos do mercado brasileiro em 2025 e, antes mesmo de sua chegada às lojas, se tornou um verdadeiro fenômeno. Em breve, porém, o chamado “Efeito Tera” pode ser seriamente ameaçado por um concorrente de peso. Chevrolet joga no chão preços do Onix 2026 para enfrentar Volkswagen Polo Track GM define futuro de Android Auto e Apple CarPlay em seus carros Se coube ao SUV de entrada da marca alemã o papel de “obrigar” diversas marcas a também reduzirem seus preços e, assim, se manterem competitivas, agora esse mesmo efeito pode ir parar nas mãos de um carro inédito no mercado brasileiro: o SUV do Onix. O modelo, que será fabricado na mesma plataforma do Onix e do Onix Plus, já roda em testes no Brasil, e promete ser um dos principais lançamentos do mercado automotivo nacional em 2026. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Ainda não se sabe muitos detalhes a respeito do vindouro SUV compacto, nem mesmo seu nome oficial, mas alguns pontos já foram “vazados” por pessoas ligadas à marca. Confira o porquê a GM aposta tanto no SUV do Onix para derrubar o “Efeito Tera”. Plataforma e peças do Onix hatch serão compartilhadas com novo SUV compacto (Imagem: Lucas Parente/Canaltech) Menor e mais barato que o Tracker O SUV do Onix, assim como o Tera, será posicionado como o modelo de entrada do segmento da Chevrolet no Brasil. Enquanto o modelo da VW fica abaixo do Nivus e do T-Cross, o da GM ficará abaixo do Tracker. Ainda não se sabem exatamente as dimensões do SUV do Onix, mas, como terá peças compartilhadas com os demais carros da “família”, é certo que terá dimensões e preço menores que os praticados na linha Tracker. Novo SUV da família GM será menor e mais barato que o Tracker (Imagem: Divulgação/Chevrolet) Qual será o motor do SUV do Onix? A GM deve adotar uma tática semelhante à aplicada pela Volkswagen e, assim como a rival alemã, equipar o SUV do Onix com motorização 1.0, a mais básica e, também, mais barata da linha Chevrolet. O vindouro utilitário deve ser lançado com duas opções de propulsores: 1.0 aspirado flex, com 82 cv de potência, acompanhado por câmbio manual, e 1.0 turbo flex, com 115 cv de potência e transmissão automática. Motor 1.0 do Onix deve equipar o SUV da família (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech) Quanto vai custar o SUV do Onix? Em relação aos preços, mais uma vez a estratégia da GM para o lançamento do SUV do Chevrolet Onix deve seguir a receita que fez com que o “Efeito Tera” causasse tanto impacto no mercado nacional. Isso significa que a gama poderá contar com até quatro versões diferentes, duas mais simples, com motor aspirado e menos acessórios, e outras mais completas. O Tera, como base de comparação, custa entre R$ 105 mil e R$ 142 mil. SUV do Onix deve custar entre R$ 105 e R$ 142 mil, se GM "copiar" a Volkswagen (Imagem: Reprodução/Kleber Silva, KDesign AG) Leia também: Volkswagen surpreende com Tera 2026 e derruba preços do SUV "herdeiro do Gol" Uber volta atrás e libera carro "proibido" na categoria Black Leia a matéria no Canaltech.
