'Efeito Retrospectiva': como os apps estão transformando dados em entretenimento
O mês de dezembro se tornou sinônimo de compartilhamento das retrospectivas nas redes sociais – fenômeno impulsionado globalmente pelo Spotify Wrapped. O que começou como uma curiosidade estatística se transformou em uma ferramenta poderosa de branding e engajamento. 5 novidades do Spotify Wrapped em 2025 Por que o Spotify Wrapped não abre? Nas primeiras 24 horas após o lançamento da edição de 2025, o Spotify registrou mais de 200 milhões de usuários engajados na experiência e 500 milhões de compartilhamentos, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Mas a gigante do streaming não está sozinha: aplicativos de delivery, educação e outras plataformas de áudio profissionalizaram suas retrospectivas, usando inteligência artificial (IA) e equipes multidisciplinares para transformar os terabytes de dados brutos em narrativas compartilháveis. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- “Operação de guerra” e uso de IA No caso do iFood, a execução da retrospectiva de 2025 envolveu uma força-tarefa. A empresa brasileira, que faz a ação desde 2019, mobilizou mais de 135 pessoas no projeto deste ano. Segundo o iFood, o uso de IA foi determinante para a agilidade da entrega técnica. "A parte de execução contou com a eficiência e rapidez do nosso time de engenheiros de dados que desenvolveu a retrospectiva para consumidores em 14 dias", informou a empresa ao Canaltech. Ao todo, sete engenheiros trabalharam focados nesse processamento para categorizar os milhões de pedidos. A estratégia da empresa é ser “data driven” – orientada a dados – utilizando IA para gerar ideias que criem conexões emocionais com o usuário, não só mostrando o que ele comeu durante o ano. Por exemplo, mostrando o quanto o cliente economizou ou quantas vezes pediu em categorias além de restaurantes, como Farmácia e Pet. A psicologia por trás do compartilhamento Enquanto a tecnologia viabiliza o processamento, a psicologia dita o engajamento. O objetivo central dessas campanhas deixou de ser apenas a captação de novos usuários e migrou fortemente para a fidelização e a celebração da jornada do cliente. Afinal, para ter uma retrospectiva “completinha”, é necessário usar aquele mesmo app durante todo o ano. O Duolingo, famoso por seu mascote insistente – o Duo –, utiliza o “Resumo do Ano” para reforçar o hábito de estudo. Na edição de 2025, a plataforma criou o conceito de “Duotipo”, definindo o estilo de aprendizagem do aluno, como a “Lenda Galáctica” ou “Brotinho da Coruja”, se baseando na dedicação do aluno ao longo dos meses. "Nossos principais objetivos com o Resumo do Ano são manter as pessoas engajadas em sua jornada de estudo e principalmente celebrar as suas conquistas", explica o Duolingo ao CT. Exemplos da retrospectiva do Duolingo (Imagem: Capturas de tela/Marcelo Fischer/Canaltech) A empresa destaca que, como os cursos já são personalizados via algoritmos para calibrar a dificuldade, a criação do resumo foi um passo natural para transformar esses dados em histórias inspiradoras. A mesma lógica se aplica ao Amazon Music, que, nesta edição, fez a retrospectiva em formato de line-up de festival. Em seu segundo ano realizando a experiência "Delivered", o streaming focou na "gamificação" da identidade do fã, atribuindo credenciais como "Trendsetter" (para quem ouviu álbuns logo no lançamento) ou "Loyal Fan" (para ouvintes assíduos de podcasts). A Deezer também investiu pesado na narrativa. Realizando o "My Deezer Year" desde 2019, a plataforma adotou para 2025 um tom de comédia romântica, estruturando os dados como um filme com "reviravoltas da trama e final feliz". O objetivo vai além dos números: "queremos gerar conversas e o sentimento de satisfação de quem usa o nosso serviço", afirma a empresa ao CT, que neste ano incluiu um quiz para testar se os usuários realmente conhecem seus próprios gostos musicais. Evolução da narrativa no Spotify O Spotify, pioneiro no formato, refinou sua retrospectiva neste ano após críticas sobre falta de inovação em 2024. A plataforma trouxe funções como a "Festinha da Retrospectiva", que permite comparar dados com amigos em tempo real, e a "Corrida do Artista", uma visualização gráfica de como seus artistas favoritos competiram pela sua atenção mês a mês. A empresa também aprofundou a segmentação de perfis com os "Clubes", que categorizam os usuários em grupos como "Clube da Serotonina" ou "Visionários da Desordem", baseando-se nos descritores emocionais das faixas ouvidas. Veja também: Duolingo libera resumo de 2025 e destaca alta procura em curso de português Como fazer a retrospectiva de 2025 do Google Fotos Amazon Music libera retrospectiva de 2025 em formato de line-up de festival Ouça o Podcast Canaltech: Leia a matéria no Canaltech.
