Dois agentes da Guarda Nacional são baleados perto da Casa Branca; atirador 'pagará um preço muito alto', diz Trump

 

Fonte:


Dois membros da Guarda Nacional foram baleados perto da Casa Branca na tarde desta quarta-feira, informou a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem. O estado de saúde dos homens é desconhecido. Inicialmente, Patrick Morrisey, governador da Virgínia Ocidental, afirmou que eles foram mortos, mas depois disse que seu gabinete está recebendo "relatos conflitantes sobre o estado de saúde" dos homens e que mais informações serão divulgadas.

Ambos faziam parte de uma mobilização ordenada em agosto pelo presidente Donald Trump. O atirador também ficou gravemente ferido, disse o presidente em uma publicação nas redes sociais, acrescentando que ele vai pagar "um preço muito alto" pelo ocorrido. Autoridades locais confirmaram que um suspeito está sob custódia.

"É com grande pesar que confirmamos o falecimento dos dois membros da Guarda Nacional da Virgínia Ocidental que foram baleados hoje em Washington D.C., em decorrência dos ferimentos", escreveu Morrisey inicialmente. "Esses bravos cidadãos da Virgínia Ocidental perderam suas vidas a serviço do país. Estamos em contato constante com eles." Alguns minutos depois, disse que seu gabinete "fornecerá atualizações adicionais assim que recebermos informações mais completas".

Pouco após os primeiros relatos sobre os tiros, a secretária de imprensa da Casa Branca, a Karoline Leavitt, emitiu um comunicado dizendo que "a Casa Branca está ciente e monitorando ativamente essa situação trágica. O presidente já foi informado".

Trump, que está na Flórida para o feriado de Ação de Graças, manifestou-se em seguida: "O animal que atirou nos dois membros da Guarda Nacional, ambos gravemente feridos e agora em dois hospitais diferentes, também está gravemente ferido, mas, independentemente disso, pagará um preço muito alto", escreveu na Truth Social, sua rede social. "Deus abençoe nossa grande Guarda Nacional e todos os nossos militares e policiais. Essas são pessoas verdadeiramente extraordinárias. Eu, como Presidente dos Estados Unidos, e todos os associados ao Gabinete da Presidência, estamos com vocês!".

Três vítimas de ferimentos a bala também foram encaminhadas para centros de trauma, disse Vito Maggiolo, porta-voz do corpo de bombeiros de Washington, citado pelo NYT.

A Guarda Nacional ainda não se manifestou. As circunstâncias do tiroteio ainda não estão claras. Autoridades planejam uma entrevista coletiva improvisada ainda nesta tarde perto do local dos tiros, na qual novos detalhes podem ser divulgados.

Initial plugin text