'Desconexão manual' causou apagão massivo na República Dominicana, aponta relatório
Um "desconexão manual" causou o apagão massivo que a República Dominicana sofreu há duas semanas, revelou um relatório das autoridades de energia divulgado nesta quarta-feira. Em 11 de novembro, o país, incluindo o balneário turístico de Punta Cana, ficou às escuras por cinco horas. A energia elétrica foi totalmente restabelecida nas primeiras horas do dia seguinte.
Incêndio em Hong Kong: Xi Jinping presta condolências às famílias das vítimas do incidente que deixou dezenas de mortos na China
Leia também: mortes por inundações no sul da Tailândia chegam a 33, diz governo
Uma "cadeia de eventos sucessivos" ocorreu em uma subestação elétrica onde houve um "desconexão manual de uma linha que ainda estava energizada", de acordo com o relatório divulgado pelo Órgão Coordenador do Sistema Elétrico Interligado Nacional.
"Este evento gerou um curto-circuito de alta intensidade que ativou imediatamente os sistemas de proteção", que desativaram várias linhas próximas para isolar a falha, acrescenta a investigação.
Apagão massivo atinge Portugal e outros países da Europa
A agência propôs medidas de proteção para evitar que incidentes semelhantes ocorram. O apagão causou caos nas ruas de Santo Domingo. Houve evacuação de passageiros do metrô e os semáforos ficaram inoperantes. Protestos foram relatados em bairros de Santiago (norte) e San Pedro de Macorís (sudeste) ao amanhecer.
Nos últimos meses, cidadãos têm relatado frequentes cortes de energia na República Dominicana, que podem durar até 10 horas. Falta de manutenção, avarias, ligações clandestinas e inadimplência por parte dos usuários estão entre as causas.
