Descarrilamento de trens de alta velocidade deixa 21 mortos no sul da Espanha

 

Fonte:


Vinte e uma pessoas morreram e ao menos 100 ficaram feridas após dois trens de alta velocidade descarrilarem neste domingo (18) em Adamuz, município localizado nas proximidades de Córdoba, no sul da Espanha. Segundo a Guarda Civil, há passageiros presos nos vagões.

De acordo com as autoridades locais, equipes de resgate seguem atuando no local para retirar vítimas presas às ferragens e prestar atendimento aos feridos. Ainda não há informações oficiais sobre as causas do acidente.

O descarrilamento provocou a suspensão do serviço ferroviário de alta velocidade entre Madri e a região da Andaluzia. A interrupção foi confirmada pelo jornal El Mundo, que informou que o tráfego permanece paralisado por tempo indeterminado.

De acordo com a administradora da infraestrutura ferroviária espanhola, a Adif, o trem da Iryo havia partido de Málaga às 18h40 com destino à estação Puerta de Atocha, em Madri. O acidente ocorreu às 19h39, quando a composição passava pela altura de Adamuz, informou um porta-voz da companhia.

Ainda segundo a Adif, os vagões mais afetados foram os de número 6 e 8 do outro comboio, que tinha Huelva como destino final. A empresa Renfe, responsável por esse trem, não havia conseguido contato com o maquinista ao longo de toda a tarde. Posteriormente, fontes do Ministério confirmaram que ele está entre as vítimas fatais.