
Dembelé, do PSG, é escolhido Bola de Ouro 2025 e desbanca promessa Yamal; Raphinha fica em quinto

O Théâtre du Châtelet, em Paris, sediou a cerimônia da Bola de Ouro 2025 nesta segunda-feira e para delírio do público presente, o francês Ousmane Dembelé, do PSG, foi o grande escolhido como melhor jogador do ano e recebeu a Bola de Ouro 2025, desbancando a promessa espanhola Lamine Yamal e o brasileiro Raphinha (que ficou em quinto lugar), ambos do Barcelona. A meia Aitana Bonmatí (Barcelona) levou o terceiro prêmio consecutivo (2023, 2024 e 2025).
Visivelmente emocionado, o francês chorou durante o discurso, enquanto agradecia pelo investimento do clube em seu futebol.
— Que noite excepcional que estou vivendo. Estou sem palavras foi uma temporada maravilhosa do PSG — diz o jogador. E continua: — vencer este troféu, entregue pelo Ronaldinho, estou sem palavras. Quero agradecer ao PSG, que me contrataram em 2023.
— Quero agradecer toda a comissão técnica do PSG, eles foram excepcionais. O Lus Enrique foi como um pai para mim. Quero agradecer aos meus companheiros de equipe. Foi uma temporada magnifica. Ganhamos praticamente tudo.
Ele ainda completou: — Agradeço por todos os clubes que passei, o Borussia Dortmund, o Stade Reims, que me formou. Eu cheguei muito novo. Ao Barcelona, onde aprendi muito.
Vini Jr ficou em 16º na disputa masculina enquanto Marta e Amanda Gutierres, terminaram em 12º e 21º, respectivamente, na feminina.
O francês se destacou por ter conseguido suprir com gols (35 em todas as competições disputadas) a lacuna no ataque parisiense deixada por Kylian Mbappé, que foi para o Real Madrid. Com o ataque resolvido, o PSG conquistou o campeonato francês e chegou à final do Mundial de Clubes, perdida para o Chelsea.
Botafogo perde para PSG melhor do ano
Diferente do duelo no Mundial de Clubes, desta vez o Botafogo não conseguiu levar a melhor contra o PSG. A equipe francesa venceu o prêmio de melhor do ano na cerimônia, após grande campanha que chegou ao título do campeonato francês e da Champions League.
O presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, agradeceu aos jogadores pelo prêmio, até mesmo de Donnarumma, goleiro que deixou o clube brigado para atuar pelo Manchester City. Além disso, ele elogiou o brasileiro Marquinho, capitão do time.
— Queria agradecer principalmente ao nosso capitão Marquinhos, uma lenda. O técnico, toda a comissão técnica do PSG, quem trabalha nos bastidores também, pois, este prêmio é graças à vocês — diz o atual presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi.
O Arsenal-ING foi o premiado como a melhor equipe do futebol feminino.
Espanholas dominam disputa da Bola de Ouro feminina
A meio-campista espanhola do Barcelona e vencedora da Bola de Ouro 2024 Aitana Bonmati fala após receber o prêmio Bola de Ouro Feminina durante a cerimônia de premiação da Bola de Ouro France Football 2025 no Théâtre du Chatelet, em Paris
Franck FIFE / AFP
A meia Aitana Bonmatí (Barcelona) foi a grande vencedora da Bola de Ouro, sendo escolhida a melhor jogadora do mundo pelo terceiro ano consecutivo, e desbancando a compatriota e também meia Mariona Caldentey (Arsenal).
Yamal abre premiações
O atacante espanhol do Barcelona Lamine Yamal recebe o Troféu Kopa de melhor jogador sub-21 durante a cerimônia de premiação da Bola de Ouro France Football de 2025 no Théâtre du Chatelet, em Paris
Franck FIFE / AFP
Lamine Yamal, de 18 anos, foi o vencedor do primeiro prêmio da noite, e levou o Troféu Kopa de jovem da temporada pela segunda vez, ele já havia ganhado em 2024. Estevão (Chelsea) estava na disputa. Vicky Lopez, de 19 anos, e também do Barcelona, foi a vencedora na categoria feminina.
Recém-chegado ao Liverpool, Goykeres levou o prêmio de goleador da temporada, pelo desempenho no Sporting-POR. Junto dele, Ewa Pajor (Barcelona) foi a maior artilheira do futebol feminino.
Homenagem a Diogo Jota
Em meio às premiações, houve uma homenagem a Diogo Jota e André Silva, irmão que morreram em um acidente de carro no início de julho. O jogador português teve momentos de sua carreira passados no telão do evento para os presentes.
Initial plugin text
Donnarumma, do Manchester City e ex-PSG, levou o Troféu Yashin de melhor goleiro do ano, que também era disputado pelo brasileiro Alisson (Liverpool). Hanna Hampton (Chelsea) levou o prêmio feminino.
O treinador escolhido como melhor da temporada é o espanhol Luis Enrique, que fez grande campanha com o PSG-FRA, levando o campeonato francês e a primeira Champions League do clube francês.
A técnica Sarina Wiegman recebeu o prêmio Johan Cruyff, de melhor treinadora do futebol feminino, após a vitoriosa campanha rumo ao título da Eurocopa com a Inglaterra, e desbancou o Arthur Elias, que comanda a seleção brasileira.
Lista dos dez melhores da temporada masculina
Ousmane Dembelé
Lamine Yamal
Vitinha
Mohamed Salah
Raphinha
Achraf Hakimi
Kylian Mbappé
Cole Palmer
Donnarumma
Nuno Mendes
Confira prêmios:
Melhor jogador da temporada: Ousmane Dembelé (PSG)
Melhor jogadora da temporada: Aitana Bonmatí (Barcelona)
Melhor clube masculino da temporada: PSG
Melhor clube feminino da temporada: Arsenal
Melhor goleiro: Gianluigi Donnarumma (Manchester City)
Melhor goleira: Hanna Hampton (Chelsea)
Melhor jovem da temporada masculina: Lamine Yamal (Barcelona);
Melhor jovem da temporada feminina: Vicky Lopez (Barcelona);
Melhor técnico de equipe masculina: Luís Enrique (PSG);
Melhor técnica de equipe feminina: Sarina Wiegman (seleção inglesa)
Votação
A Bola de Ouro leva em consideração o desempenho na última temporada, desde o dia 1º de agosto de 2024 até o dia 2 de agosto de 2025. Todas as competições internacionais contam para a avaliação dos jurados, com exceção dos Jogos Olímpicos de 2024, que valeram para a edição anterior.