
Conheça Bernardo Lopes, jogador do sub-11 do Botafogo que sofreu um grave acidente quando era bebê

Aos 11 anos, Bernardo Lopes é uma das promessas das categorias de base do Botafogo e tem uma história de superação que chegou a ser destaque até mesmo na imprensa internacional. Recentemente, o jornal Marca, da Espanha, noticiou a trajetória do atleta do time alvinegro, que quase morreu quando ainda era bebê.
Morador de São Gonçalo, Bernardo sofreu um grave acidente quando tinha somente um ano de idade. Ele sofreu queimaduras de terceiro grau após uma panela de água fervendo cair sobre seu corpo e rosto. As lesões foram tão graves que ele passou sete meses internado, submetido a diversas cirurgias e enxertos de pele.
Durante o período, alguns médicos chegaram a duvidar de sua sobrevivência, mas ele resistiu. O acidente deixou cicatrizes, mas não impediu que Bernardo seguisse em frente na sua maior paixão: o futebol. O menino começou a jogar em um projeto social mantido por seu tio, Rodrigo, e, posteriormente, passou a treinar no CT Menino de Ouro, gerido pela empresa RCS Atletas.
Por lá, o jovem começou a se destacar e, durante uma competição disputada no Estádio Nilton Santos, chamou a atenção de olheiros do Botafogo, que o levaram para fazer testes. Pouco tempo depois, ele foi aprovado e passou a defender o sub-11 do clube alvinegro. Sua estreia aconteceu em setembro, em vitória por 2 a 1 sobre o Resende, pela Taça Edilson Silva.
Após a partida, Bernardo Lopes publicou uma mensagem nas redes sociais e agradeceu a todos que o ajudaram durante o período. Em seu perfil oficial do Instagram, o jogador mirim conta com quase 50 mil seguidores.
— São tantos motivos para agradecer...não sei nem explicar o quanto estou feliz e grato a Deus por tudo que tem acontecido em minha vida nesses últimos dias. Só sei de uma coisa: Deus é bom o tempo todo, e sem Ele, nada disso seria possível — escreveu Bernardo Lopes em um trecho de sua publicação.
Initial plugin text
Veja o post de Bernardo Lopes
"Dia 21/09/2025, o dia que vai ficar marcado em minha memória: Meu primeiro jogo no Botafogo desde a minha aprovação. 🤍🖤⭐️
São tantos motivos para agradecer...não sei nem explicar o quanto estou feliz e grato a Deus por tudo que tem acontecido em minha vida nesses últimos dias. Só sei de uma coisa: Deus é bom o tempo todo, e sem Ele, nada disso seria possível.
À minha família materna e paterna eu só tenho a dizer: obrigado pelo apoio, conselhos e carinho em tempo integral.
Ao Tio Rodrigo e ao CT Meninos de Ouro: Obrigado, obrigado de coração por abrirem as portas para mim. Foi com vocês que aprendi e cresci, e me descobri no futebol. Serei eternamente grato.
Aos meus amigos do futebol e da vida: obrigado por me acolherem e por respeitarem quem eu sou.
Aos meus treinadores no Botafogo: Obrigado por acreditarem no meu potencial e no meu desenvolvimento. Tenho muito o que aprender com vocês e estou determinado e aberto para isso.
À todos que estão me apoiando: Obrigado pelo carinho de cada um de vocês. Desejo tudo de bom para todos, que Deus os abençoe.
- Com amor,
Bernardo Lopes."