Como era o Corvette de Jim Lovell, astronauta da NASA que comandou a Apollo 13

 

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O astronauta Jim Lovell, conhecido por ter sido o comandante da histórica missão Apollo 13 em 1970, morreu na sexta-feira (8) aos 97 anos. Veterano da NASA, Lovell participou de quatro voos espaciais e até dirigiu um Corvette de apenas US$ 1. 

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"Musk brasileiro" quer fábrica rival e anuncia entrega dos primeiros carros  Foi em 1962 que Lovell ingressou na NASA, e foi ao espaço pela primeira vez em 1965, com a missão Gemini 7. Ao longo da sua carreira, Lovell dirigiu três Corvettes diferentes — o mais icônico deles era o C3 de 1968, modelo prateado com motor V8 e 390 cv.  Aquele carro tinha câmbio manual de quatro marchas, e alcançava 100 km/h em apenas 6,5 segundos. Hoje, o modelo pode ser encontrado no National Corvette Museum, junto de outros artefatos do programa Apollo.   -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Corvette por US$ 1 Lovell não foi o único a dirigir um Corvette: na verdade, ele e outros astronautas da agência espacial norte-americana eram como “garotos-propaganda” do icônico esportivo da Chevrolet. O melhor? Eles desembolsaram apenas US$ 1 a cada ano com o carro.  Jim Lovell, o comandante da Apollo 13 (NASA) O “precinho” se deve a um acordo especial com a General Motors proposto por Jim Rathmann, que foi piloto vencedor da corrida 500 Milhas de Indianápolis. Ele também era dono de uma concessionária Chevrolet-Cadillac pertinho de Cabo Canaveral, na Flórida, onde ocorrem as atividades da NASA. O Corvette era um verdadeiro símbolo de velocidade e estilo, e os astronautas da NASA eram ex-pilotos de caça e fãs de carros potentes. Rathmann identificou a relação, e concluiu que nada seria melhor do que associar o esportivo aos membros da agência espacial. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por National Corvette Museum (@corvettemuseum) Assim, surgiu a ideia: e se a GM criasse um programa exclusivo para os astronautas escolherem um Corvette novo a cada ano pelo custo simbólico de um dólar? Depois, eles poderiam adquirir o carro à vista, se quisesse, também por um preço especial — ou, neste caso, espacial (com o perdão pelo trocadilho!).  A proposta era vantajosa também para Rathmann, que poderia vender facilmente os sedans coupé que já foram dos astronautas. O programa deu tão certo que alguns modelos foram customizados com pintura e detalhes exclusivos.  Leia também: 5 carros elétricos usados por menos de R$ 100 mil  Quais são os 5 SUVs mais baratos do Brasil em 2025? Vídeo: Qual o problema do carro elétrico no Brasil? Preço vs. autonomia vs. realidade   Leia a matéria no Canaltech.