Ciclone tropical sobe de categoria, e milhares de pessoas buscam abrigo na Austrália

 

Fonte:


Milhares de moradores buscaram abrigo no Território do Norte da Austrália, enquanto ciclone tropical Fina ameaçava a costa no sábado (21) com ventos de cerca de 140 km/h, disseram as autoridades. A tempestade, que se desloca sobre o mar e trouxe fortes chuvas para o norte do país nos últimos dias, intensificou-se rapidamente para categoria 3.

Leia mais: Vietnã registra mais de 50 mortes por causa de chuva torrencial

As autoridades alertaram que as condições climáticas deveriam piorar e afetar a movimentada capital regional, Darwin, durante a noite.

– Ao pôr do sol, as condições irão se deteriorar significativamente – disse Shenagh Gamble, gerente de preparação para emergências do Departamento de Meteorologia do Território do Norte. – Será uma longa noite – alertou.

Imagens nas redes sociais mostraram prateleiras de supermercados vazias e moradores estocando suprimentos desesperadamente para os próximos dias, enquanto o Aeroporto de Darwin cancelou todos os voos no sábado. No abrigo para sem-teto Red Shield House 49, por exemplo, já há estoque de comida suficiente para uma semana, segundo a equipe.

Saiba mais: Tem furacão no Brasil? Entenda por que fenômeno é raro no país

Meteorologistas preveem que o ciclone permanecerá sobre o oceano, embora passe próximo à costa, o que significa que as cidades escaparão do pior. No entanto, isso provavelmente prolongará o sistema, já que a interação com a terra pode enfraquecer as tempestades.

Há também preocupação com as Ilhas Tivi, um arquipélago pouco povoado a cerca de 80 quilômetros da costa de Darwin, que está sentindo toda a força do ciclone, com ventos de até 185 km/h.