Chuvas intensas e deslizamentos no Vietnã deixam ao menos 16 mortos e casas submersas

 

Fonte:


As cheias e os deslizamentos de terra provocados por várias semanas de chuvas excepcionais no Vietnã deixaram pelo menos 16 mortos, informaram nesta quinta-feira as autoridades, que seguem nos trabalhos de resgate de pessoas presas nos telhados de casas inundadas.

Sheikh Hasina: Bangladesh vai pedir ajuda à Interpol para extraditar ex-primeira-ministra condenada à morte

Clima de tensão na região: Exército do Paquistão diz ter matado 23 insurgentes na fronteira com o Afeganistão

Desde o fim de outubro, chuvas incessantes atingem o sul e o centro do país asiático, afetando populares destinos turísticos na costa.

Em Nha Trang, conhecida por suas praias de águas cristalinas, bairros inteiros ficaram submersos, e centenas de veículos permaneciam debaixo d’água, segundo imagens divulgadas pela AFP.

Nas províncias de Gia Lai e Dak Lak, equipes de resgate em barcos trabalham sem pausa para evacuar moradores presos, de acordo com a mídia estatal.

Chuvas intensas e deslizamentos no Vietnã deixam ao menos 16 mortos e casas submersas

AFP

O Ministério do Meio Ambiente informou que ao menos 16 pessoas morreram desde o fim de semana e que continua a busca por outras cinco desaparecidas.

Mais de 43 mil casas ficaram submersas, e várias estradas principais permanecem bloqueadas devido aos deslizamentos.

Deslizamentos fatais também foram registrados em passagens montanhosas próximas a Da Lat, outro destino turístico, onde algumas áreas acumularam até 600 milímetros de chuva desde o fim de semana.

Vu Huu Son, dono de um hotel, afirmou que apenas uma estrada seguia aberta rumo a Da Lat.

— Não acho que tenhamos turistas agora. Todos foram embora antes do fim de semana e cancelaram suas reservas — disse.

Na noite de domingo, um ônibus de passageiros ficou soterrado após a queda de terra e rochas na passagem de montanha Khanh Le Pass, na província de Khanh Hoa. Ao menos cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas, segundo a autoridade de gerenciamento de desastres e diques.

Outra pessoa morreu no mesmo dia em uma passagem montanhosa da região, após um deslizamento atingir um alojamento de trabalhadores.

As autoridades explicaram que as chuvas extremas se somaram a níveis de água já elevados. Entre janeiro e outubro, desastres naturais deixaram 279 mortos ou desaparecidos e causaram prejuízos superiores a US$ 2 bilhões, segundo o escritório nacional de estatísticas.

O Vietnã, propenso a chuvas intensas entre junho e setembro, enfrenta fenômenos extremos cada vez mais frequentes, agravados pela mudança climática de origem humana, alertam cientistas.