Chocolate, mikan e glacê: 282 pessoas decoram casas de gengibre ao mesmo tempo no Japão e batem recorde mundial; vídeo
Quem consegue decorar uma casa de gengibre em 15 minutos e ainda se divertir ao mesmo tempo? Em Kainan, cidade da província de Wakayama, oeste do Japão, 282 pessoas aceitaram esse desafio neste domingo (19) e entraram para o Guinness World Records pelo “maior número de pessoas decorando casas de gengibre simultaneamente”.
Entenda: Corrida pelo ouro: com preço recorde, joalherias em Nova York enfrentam filas e atraem novos investidores
Saiba mais: Fábrica em SP produzirá quase 200 milhões de mosquitos por semana e bate recorde mundial no combate à dengue
Cada participante recebeu uma casinha de gengibre em miniatura e podia usar chocolate, mikan seco (tangerina desidratada) e glacê, que simulava neve sobre paredes e telhados. Ao final, 279 participantes foram oficialmente contabilizados pelo Guinness como tendo concluído a tarefa.
Assista:
O projeto remete à tradição local: Kainan é considerada o primeiro lugar no Japão a plantar tachibana, ancestral das tangerinas mikan e ligada à origem dos doces japoneses. A atividade, além de recordista, celebrou essa herança cultural.
Segundo reportagem da NHK WORLD-JAPÃO, uma aluna do ensino fundamental destacou que aplicar o glacê foi desafiador, mas que se divertiu decorando as casinhas junto com outras pessoas. “Estou feliz por termos batido o recorde mundial”, disse a jovem.
Um dos organizadores do evento afirmou que o objetivo é aproveitar o feito para promover Kainan como uma cidade de confeitaria, atraindo visitantes e reforçando a ligação da cidade com doces e tradições locais.
As casas de gengibre são pequenas construções feitas com biscoito de gengibre, cobertas com glacê e outros doces para decoração, tradição que nasceu na Europa e se popularizou especialmente no Natal. No Brasil, a prática ainda não é tão difundida, em parte por diferenças culturais e climáticas, mas também porque o costume está mais ligado ao inverno rigoroso, condições pouco comuns por aqui.
