China nega que queira “acabar com a diversão” ao acelerar carros elétricos
O debate sobre a possível limitação de desempenho em carros elétricos na China pode ter chegado ao fim. O Ministério da Segurança Pública do país respondeu publicamente à ampla especulação sobre tal limitação de aceleração dos elétricos, declarando que o alvoroço foi o resultado de um simples mal entendido.
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As 10 maiores fabricantes de carros da China A controvérsia começou com uma cláusula na minuta de consulta da norma “Condições Técnicas para a Segurança Operacional de Veículos Motorizados” publicada em 10 de novembro. Segundo o texto, os carros de passeio precisam voltar ao chamado “modo de funcionamento padrão” após a partida. Neste modo, os carros precisam levar pelo menos cinco segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Não demorou até que a proposta chamasse a atenção e levasse a todo tipo de especulação nas redes sociais, com alguns expressando a indignação com a “limitação de performance de aceleração dos elétricos”. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Não é bem assim? De acordo com as autoridades chinesas, o segredo está na expressão “partida padrão”, que se refere ao modo de operação do veículo logo após a partida — e que executa a aceleração de 0 a 100 km/h em cinco segundos, no mínimo. A norma não proíbe os carros de acelerarem em ainda menos tempo. ( O SU7 Ultra acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos (Bruno Bertonzin/Canaltech) O que acontece é que a regulamentação se aplica à forma como o torque é entregue na partida do carro, não à performance do veículo. Ainda de acordo com as informações, a medida veio para ajudar a melhorar a segurança no trânsito, já que a perda de controle dos carros elétricos costuma acontecer logo após a partida. No momento, o rascunho da proposta continua disponível para consulta pública como parte do processo de análise nacional adotado pela China. Leia também: Quanto custaria um Escort Hobby hoje, com a inflação? Qual vale mais a pena comprar: carro híbrido, elétrico ou a combustão? Vídeo: Parece novidade, mas carros elétricos existem há mais de cem anos. O que mudou? Leia a matéria no Canaltech.
