Chengdu J-36: caça furtivo de 6ª geração da China surge em novas imagens
O Chengdu J-36, caça furtivo de 6ª geração desenvolvido pela China para reforçar o poder aéreo do país, segue impressionando em seus testes de voo. As imagens mais recentes divulgadas em uma conta no X (antigo Twitter) mostram que a manobrabilidade é um dos pontos fortes do avião de combate. Invisíveis: 4 aviões furtivos mais tecnológicos do mundo B-2 Spirit: como é o avião "invisível" usado pelos EUA para atacar o Irã Não há muitos detalhes sobre o local em que o caça de 6ª geração realizou o voo, mas as apostas indicam que os testes foram feitos próximos à fábrica da Chengdu Aircraft Corporation, na província de Chengdu. As imagens mostram também que, ao que parece, a China ainda não se decidiu com 100% de certeza sobre qual será o design final do Chengdu J-36. Segundo análise dos amigos do site Poder Aéreo, há diferenças notáveis entre o primeiro e o segundo protótipo testados pelo país asiático. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Enquanto o primeiro caça contava com entradas de ar caret, mais apropriadas para um amplo espectro de velocidades, o segundo protótipo apresentou DSI e vetoramento de empuxo (TVC), dando mostras de que a missão prioritária seria baseada na manobrabilidade e na furtividade. The 🇨🇳𝗖𝗵𝗲𝗻𝗴𝗱𝘂 𝗝-𝟯𝟲 took another flight test! It’s highly agile, manoeuvrable, carrying long range AAMs like the PL-17, with a jaw-dropping 400km range. 🇨🇳China has won the 6 gen race, dominating the skiespic.twitter.com/vSJynLO0Ba — PLA Military Updates (@PLA_MilitaryUpd) September 29, 2025
Próximos passos do caça de 6ª geração chinês Resposta chinesa ao F-47, desenvolvido pela USAF (Força Aérea dos Estados Unidos) para ser o 1º caça de 6ª geração do mundo, o Chengdu J-36 não quer ficar devendo nada ao avião de combate estadunidense. Para isso, os chineses seguirão realizando testes focados tanto na velocidade quanto na capacidade furtiva do caça, e não descartam a fabricação de novos protótipos em 2026 e 2027, antes de partirem para a construção de uma aeronave pré-produção. Independentemente de quantos testes ainda venham a ser realizados, alguns pontos-chave já foram estabelecidos e serão obrigatórios entre as especificações do J-36: uso de inteligência artificial para leituras em tempo real; voo cooperativos com drones letais, supercruise de longo alcance e supermanobrabilidade com TVC avançado. Leia também: Black Friday: Fiat derruba preços de quatro modelos queridinhos Quanto custaria um Honda Fit hoje, com a inflação? Vídeo: Por que não se pode usar o celular durante o voo? Leia a matéria no Canaltech.
